sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Resumo- conceito - características




 RESUMO


É a apresentação concisa das ideias de um outro texto, mantendo-se as informações essências para o entendimento do mesmo. O resumo é um importante gênero acadêmico, pois através dele pode-se ter acesso a uma obra sem a necessidade do contato direto coma mesma. Para que um resumo possa ser elaborado devidamente, é necessário que se mantenha a mesma sequência hierárquica das ideias do original. Essa fidelidade garante a manutenção da linha de raciocínio do texto base.



Características gerais


Linguagem de acordo coma norma culta
Capacidade de síntese
Estrutura padrão
Organização hierárquica dos enunciados
Manutenção das ideias do texto original
Deve-se respeitar a ordem em que as ideias ou fatos são apresentados;
Não se deve apresentar juízo de valor, salvo quando se tratar de resumo crítico;
Deve ser compreensível por si mesmo, ou seja, dispensa a consulta do texto original, no caso do resumo informativo.
Deve-se evitar a reprodução de frases inteiras

Tipos de resumo

Resumo indicativo:
Caracteriza-se como sumário narrativo que elimina dados qualitativos e quantitativos, dessa forma, não dispensa a leitura do original. Refere-se somente às partes mais importantes do texto.

Resumo informativo:  também conhecido como analítico, pode dispensar a leitura do texto original. Deve salientar o objetivo da obra, métodos e técnicas empregadas, resultados e conclusões.

Resumo indicativo/informativo: é a fusão dos dois tipos anteriores de resumo 

Resumo crítico: é um resumo informativo com comentários do autor do resumo,  analisando e avaliando a     obra em questão.

segunda-feira, 29 de abril de 2019




LÍNGUA, LINGUAGEM E IDIOMA.


linguagem é o mecanismo utilizado para transmitir informações (conceitos, ideias e sentimentos.). Trata-se de um processo de interação. A língua é um código verbal característico, ou seja, um conjunto de palavras e combinações específicas compartilhado por um determinado grupo. O idioma é um código criado para facilitar a construção e a transmissão de uma mensagem. A língua portuguesa, por exemplo, é o código verbal mais usado pelos brasileiros no ato comunicativo.

AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM

De acordo com Koch (2003, p. 7) Ao longo da História, a linguagem humana tem  sofrido diferentes concepções, destacando-se as seguintes: a) representação (“espelho”) do mundo e do pensamento; b) como instrumento (“ferramenta”)de comunicação; c) como forma (“lugar”) de ação ou interação.
Das três concepções, a mais atual é que percebe a linguagem como atividade, forma de interação, ação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais variados atos, que vão exigir dos falantes reações, comportamentos de modo a estabelecer vínculos, compromissos diante do que se diz. Dessa forma, a linguem também é percebida como um jogo que se joga na sociedade cujas regras subsistem no interior do seu funcionamento.