EXERCÍCIOS






Dicas:
Como estudar?


Não existe uma fórmula, mas existem técnicas que nos ajudam, principalmente porque elas economizam nosso tempo, nos mostram de imediato aquilo que poderia levar anos para se perceber sozinho!




Para estudar gramática:
  1. Tenha em mãos bastantes exercícios de um único assunto e, pelo menos, uma gramática.
  2. Comece resolvendo e onde tiver dúvidas ou não souber, pare e estude a regra(s) específica(s) sobre essa atividade. 
  3. Volte para a questão e resolva-a;
  4. Repita esse processo para cada questão resolvida; 
  5. Quando terminar você confere com o gabarito, se tiver;
  6. Se surgir alguma divergência, investigue novamente na regra.


Importante: Ao estudar gramática, resolva os exercícios sempre de forma consciente, esclarecendo as dúvidas quanto às regras (sem querer adivinhar).

Assim, você estrá aprendendo!



Resolver é diferente de responder! 


Responder é dar as respostas, muita gente estuda assim, respondendo e olhando o gabarito, pessoalmente não recomendo.
Resolver é analisar todos os itens.


Qualquer dúvida, deve-se consultar as regras até entender realmente.
Agindo assim, com tempo, você perceberá que as regras, aos poucos, são memorizadas e entendidas, ou seja, internalizadas.            
  Bons estudos!

EXERCÍCIOS COM SINTAXE, CONCORDÂNCIA NOMINAL E CONCORDÂNCIA VERBAL.


01. (CESGRANRIO) Há concordância nominal inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas;
b) clima e terra desconhecidos;
c) terras e clima desconhecidas;
d) terras e clima desconhecido;
e) terras e clima desconhecidos.

02. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância nominal, assinale a opção em que a lacuna só pode ser preenchida por um dos termos colocados entre parênteses:
a) cabelo e pupila __________       (negros / negras);
b) cabeça e corpo __________      (monstruoso / monstruosos);
c) calma e serenidade _______ (invejável / invejáveis);
d) dentes e garras __________      (afiados / afiadas);
e) galhos e tronco ___________(seco / secos).

03. (ESAF) Assinale a opção em que a mudança de pessoa verbal provoca erro.
a) Requeremos a pavimentação da rua Vicente de Carvalho. - Requeiro a pavimentação da rua Vicente de Carvalho.
b) Apesar do espaço pequeno, temos certeza de que cabemos aí. - Apesar do espaço pequeno, tenho certeza de que caibo aí.
c) Se não nos precavemos a tempo, seremos ludibriados. - Se não me precavenho a tempo, serei ludibriado.
d) Graças ao seu auxílio, reaveremos os documentos. - Graças ao seu auxílio, reaverei os documentos.
e) Nós valemos tanto quanto acreditamos ser nosso valor. - Eu valho tanto quanto acredito ser meu valor.

04. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que qualquer uma das formas entre parênteses pode completar corretamente a lacuna do enunciado.
a) olhos e cabeceira _________(negro / negros);
b) pastel e empada __________(esborrachada / esborrachados):
c) homens e mulheres _______     (fanático / fanáticas);
d) massa e carne __________        (estragada / estragados);
e) ditos e zombaria _________       (desnecessária / desnecessárias).

05. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que as duas formas entre parênteses podem completar corretamente a lacuna do enunciado:
a) atitudes e hábitos geralmente __________________                         (questionado / questionadas);
b) vocabulário e fraseologia restritamente ___________        (utilizados / utilizadas);
c) crítica e objeções inteiramente __________________      (infundados / infundadas):
d) grupos e pessoas linguisticamente _______________        (diferenciados / diferenciadas);
e) segredo e originalidade igualmente ______________        (desejados / desejadas).

06. (ESAF) Assinale a opção que resulta correta após a mudança dos tempos verbais do trecho a seguir:
“Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, vamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.”
a) Se analisamos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
b) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
c) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, iríamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.
d) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século perceberemos que aquelas características sofreram uma reversão.
e) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, íamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.


07. (EFOA) “...sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas”.
Considerando a concordância nominal, o vocábulo destacado na citação acima será empregado no mesmo gênero e número para preenchimento da lacuna em:
a) Ele tem atitude e opinião ___________ .
b) Nós possuímos casas e apartamentos ___________ .
c) Ele defendeu ponto de vista e idéia ___________ .
d) Ela e ele ___________ fizeram o trabalho.
e) Paulo e ela ___________ vieram receber me.

08. (Unifor) Na frase: “A madrugada era escura nas moitas de mangue, baixas, meio trêmulas do ventinho frio”, a palavra meio apresenta se sob essa forma flexional porque:
a) é um caso de adjetivo que vem antes de vários substantivos, concordando com o mais próximo.
b) concorda com ventinho frio.
c) funciona como advérbio, com valor de um pouco, sendo, portanto, invariável.
d) a concordância se dá com a idéia que a palavra moita encerra   grupo de plantas.
e) se refere a mangue.

09. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) São bastante _________ tais idéias e opiniões sobre o computador. (difundidas)
b) Serão _________ tanto os técnicos quanto as pessoas menos qualificadas. (prejudicados)
c) Tornam se muito _________ a área e os meios de atuação dos funcionários. (limitadas)
d) Podem ser neste ponto _________a tarefa dos antigos artesãos e a dos modernos operários. (comparadas)
e) Ficam _________ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados)

10. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Já foram _________ em várias partes do mundo graves desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de agrotóxicos. (observadas)
b) Nem sempre são _________ em nosso país as normas sobre o emprego de inseticidas industriais. (respeitadas)
c) Por interesses econômicos, têm sido _________ a segundo plano os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos. (relegados)
d) Deveriam ser melhor _________ entre nós os métodos e as técnicas de controle biológico de pragas. (divulgados)
e) Podem ficar irremediavelmente _________ tanto a flora quanto a fauna das regiões em que se faz uso intensivo de inseticidas químicos. (prejudicadas)

11. (FURRN) “Meninas, avisem a _________ colegas que vocês _________ é que vão dirigir os ensaios da peça.”
a) vossos – mesmos;
b) seus – mesmas;
c) vossos – mesmas;
d) seus – mesma;
e) vossos – mesmo.

12. (ESAF) Assinale a opção em que ocorre erro de concordância verbal.
a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, a responsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nas mãos do governo.
b)                            Os meios de produção   com exceção da mão de obra   são de propriedade coletiva.
c) A burocracia governamental decida quais são os produtos   e em que quantidade   serão produzidos de acordo com um plano nacional centralizado.
d)                            Os recursos são alocados entre unidades através do sistema de cotas.
e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios da sincronização e distribuição de recursos em um todo unificado, evitando o desperdício da duplicação inerente à competição.

(Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais   Isto É   p.204 e 205)

13. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre os parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Devem ser ____ engenho e habilidades daqueles que integram uma mesma comunidade. (coordenadas)
b) Os países pobres e os países ricos possuem recursos e necessidades muito ____ . (diversos)
c) É preciso que Ciência e Tecnologia estejam ____ às aspirações da comunidade. (subordinadas)
d) Em muitos países, estão intimamente ____ o fenômeno científico e o social. (ligados)
e) Os mecanismos e intenções que determinam a pesquisa nos países ricos são erroneamente ____ para os países pobres. (transferidos)


14. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Nem sempre são _________ ao conhecimento do público as causas e consequências dos acidentes nucleares. (levadas)
b) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente _________ pela radiação atômica. (contaminados)
c) Devem ser melhor _________ em nossa terra os recursos hídricos e outras fontes não poluentes de energia. (exploradas)
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas nucleares sejam _________ por rigorosas normas de segurança. (controlados)
e) Ainda não foram precisamente _________ as vantagens e desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia. (avaliadas)

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO de concordância em relação à norma culta da língua:
a) O professor qualificou de inaceitável aquelas gírias.
b) Valorizem-se os estudos sobre as linguagens especiais.
c) Eis as gírias de que se vai tratar nas próximas aulas.
d) Segue anexa a documentação pedida sobre a linguagem dos estudantes.
e) As gírias ouvidas neste colégio são tais quais as que podemos observar em qualquer grupo de jovens.

16. (Unirio) Em “creio que tal qual aconteceu”, a expressão tal qual não se flexiona. Assinale o exemplo em que há ERRO na concordância de tal qual:
a) Eram pessoas tais qual você.
b) Era pessoa tal quais vocês.
c) Eram pessoas tal qual vocês.
d) As duas pessoas sentiram tal qual fascinação.
e) Quais leões famintos, tais eram as pessoas na fila da merenda.

17. (Mackenzie) Indique a frase em que a palavra só é invariável:
a) Eles partiram sós, deixando me para trás aborrecida e bastante magoada.
b) Chegada sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.
c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.
d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós essa motivação.
e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.

18. (NCE) Assinale a alternativa correta quanto à concordância.
a) Artistas, escritores e desportistas, na Bahia, promove manifestação em favor do candidato.
b) Dona flor e seus dois maridos, sucesso de bilheteria, voltam à tela depois de vinte e cinco anos.
c) Companhias de cerveja deverão trocar amigos sertanejos e baixinhos por loiras e morenas, as chamadas musas etílicas.
d) Com a queda do regime, as mulheres ficaram meias perdidas com as novas regras.
e) O roqueiro e a artista conseguiu transformar o evento num grande espetáculo.

19. (FEC) No trecho “O presidente Fernando Henrique Cardoso viu derrotada (...) a proposta brasileira...” foi feita de modo correto a concordância nominal. O mesmo não se pode dizer sobre a frase:
a) Devem ser melhor exploradas em nossa terra os recursos naturais e outras fontes renováveis de energia.
b) Nem sempre são reveladas ao conhecimento do público as razões e os procedimentos geradores de problemas ambientais.
c) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente contaminados pelos gases poluídos da atmosfera.
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas termoelétricas sejam controlados por rigorosas normas de segurança.
e) Ainda não foram precisamente avaliadas as vantagens e as desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.

20. (Unisinos) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em:
a) Nunca houve divergências entre mim e ti.
b) Ele tinha o corpo e o rosto arranhados.
c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.
d) Tinha vãs esperanças e temores.
e) É necessário certeza.


21. (PUC) Assinale a seqüência que completa estes períodos:
I. Ela _________ disse que não iria.
II. Vão ________ os livros.
III. A moça estava _________ aborrecida.
IV. É _________ muita atenção para atravessar a rua.
V. Nesta aula, estudam a terceira e a quarta ____ do primeiro grau.
a) mesmo   anexos   meia   necessário   série.
b) mesma   anexos - meio   necessária   séries.
c) mesmo - anexo - meio   necessário   séries.
d) mesma   anexos - meio   necessário   séries.
e) mesma - anexos - meia   necessário   séries.

22. (Fatec) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:
“É ________ discussão entre homens e mulheres ________ ao mesmo ideal, pois já se disse ________ vezes que da discussão, ainda que ________ acalorada, nasce a luz”.
a) bom   voltados   bastantes   meio.
b) bom   voltadas   bastante   meia.
c) boa - voltadas   bastantes   meio.
d) boa - voltados   bastante   meia.
e) bom   voltadas   bastantes   meia.

23. (UFSM) Considerando a concordância nominal, assinale a frase correra:
a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro.
b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra.
c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.
d) Muito obrigada, querido, falou me emocionada.
e) Anexo, remeto lhes nossas últimas fotografias.

24. (NCE) O período “Vossa Excelência não deve fazer prevalecer os seus interesses sobre os de vossos eleitores” foi usado por um deputado para criticar um colega de parlamento. Quanto aos pronomes que compõem a forma de tratamento do período, pode se afirmar que:
a) estão todos corretos;
b) está incorreto o emprego do possessivo vossos;
c) está incorreto o emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência, para um deputado;
d) está incorreto o emprego do possessivo seus;
e) estão todos incorretos.

25. (UFF) Assinale a opção em que ocorre ERRO de concordância nominal:
a) Parecia meio aborrecida a mulher de mestre Amaro.
b) Pagando cem mil réis, ele estaria quites com o velho.
c) O seleiro sentiu o papel e a nota novos no bolso.
d) Floridos montes e várzeas se sucediam na paisagem.
e) Os partidos de cana mostravam tonalidades verde-¬esmeralda.

26. (Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:
a) Uso louça e copo velhos.
b) Uso louça e copo velho.
c) Uso copo e louça velhos.
d) Uso copo e louça velha.
e) Uso copo e louça velhas.

27. (Unirio) Assinale o item em que se observa incorreção no emprego do verbo:
a) Existiam em redor cavaleiros palradores.
b) Devia haver sol e mormaço.
c) Haviam muitas aves e plantas.
d) Faz alguns momentos que eu descansara.
e) Fazia cinco horas que eu estava viajando.


28. (NCE) Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.
a) Constatara que não havia dois navios iguais.
b) Era bastante impecáveis alguns barcos.
c) Estava faltando apenas duas lanchas.
d) Vão fazer muitos anos que deixou a agência.
e) Só lhe interessava cargueiros de grande porte.

29. (NCE) Coloque C ou I nos parênteses, conforme a concordância nominal esteja correta ou incorreta.
(     ) Barcaça e veleiro novos.
(     ) Barcaças e veleiro novos.
(     ) Veleiro e barcaça novo.
Marque a seqüência correta.
a) C – C – C.
b) C – C – I.
c) C – I – I.
d) I – C – C.
e) I – I – C.

30. (UFF) Assinale a opção em que a norma culta da língua admite só uma concordância verbal:
a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do que está falando.
b) Um e outro protestaram contra a derrubada de eucaliptos.
c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o vigário.
d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os cupins.
e) Iam dar seis horas no relógio da praça.

31. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:
a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

32. (NCE) Quanto à concordância verbal, está incorreta de acordo com o padrão escrito da língua a frase:
a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas;
b) Decorreram seis meses desde a contratação do último funcionário;
c) Já soou meio dia no relógio da torre;
d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas;
e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas sobre o concurso.

33. (UFF) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir:
“Sempre _____________ pessoas que se _____________ a _____________ o domínio do cangaço.”
a) houve / disporam / refreiar.
b) houve / dispuseram / refrear.
c) houveram / disporam / refrearem.
d) houveram / dispureram / refreiaram.
e) haviam / dispunham / refrear.

34. (CESGRANRIO) Assinale a concordância verbal ERRADA:
a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não chegou.
b) Fazia três anos que ele viajara para Belém.
c) Na reunião só havia cinco representantes do Sindicato.
d) Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.
e) Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?

35. (PUC) Levando se em conta a NORMA CULTA da língua, assinale a opção na qual uma das frases apresenta uma concordância verbal INACEITÁVEL.
a) Já é uma hora da tarde. - Já são duas horas da tarde.
b) Deve haver alguma solução para o caso. - Deve haver várias soluções para o caso.
c) Falta um dia para o início das aulas. - Faltam dez dias para o início das aulas.
d) A maioria dos alunos não reclamou do calor. - A maioria dos alunos não reclamaram do calor.
e) Apareceu ao longe um vulto assustador. - Apareceu ao longe vultos assustadores.


36. (UFG) Assinale a única frase que se preenche corretamente apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.
a) Muitos de nós __________ pela alfabetização dos povos. (lutam   lutamos)
b) A maioria dos indivíduos __________ com uma vida digna. (sonha   sonham)
c) __________  se, antigamente a leis extremamente severas. (Obedecia   Obedeciam)
d) __________ da ignorância o subdesenvolvimento e a miséria. (Nasce   Nascem)
e) __________  se lado a lado a miséria e a doença. (Encontra   Encontram)

37. (FURRN) Ora, ______ meses que não ______ na escola fatos como aquele que até agora nos ______ .
a) faz – ocorrem – perturbam.
b) fazem – ocorre – perturbam.
c) fazem – ocorre – perturba.
d) faz – ocorre – perturbamos.
e) faz – ocorrem – perturba.

38. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:
a) Ouviram se as notícias mais desencontradas.
b) Trata se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

39. (UEBA) A alternativa em que o verbo entre parênteses deve ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular é:
a) (Chover) confetes na festa de aniversário de Maria.
b) Tu não (dever) te preocupar com a vida dos outros.
c) (Acontecer) coisas estranhas naquela festa.
d) No tempo de Cristo (haver) muitas pessoas incrédulas.
e) Não (restar) mais dúvidas sobre a autoria do crime.

40. (FURG) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:
“_________ anos que o homem se pergunta: se não _________ medos, como _________ esperanças?”
a) Faz – houvesse – existiriam.
b) Fazem – houvesse – existiriam.
c) Fazem – houvessem – existiriam.
d) Faz – houvesse – existia.
e) Faz – houvessem – existiria.




GABARITOS

01.          C                             11.          B                             21.          D                             31.          C
02.          A                             12.          A                             22.          A                             32.          D
03.          C                             13.          A                             23.          D                             33.          B
04.          D                             14.          C                             24.          B                             34.          D
05.          B                             15.          A                             25.          B                             35.          E
06.          B                             16.          C                             26.          E                             36.          C
07.          A                             17.          B                             27.          C                             37.          A
08.          C                             18.          C                             28.          A                             38.          C
09.          C                             19.          A                             29.          B                             39.          D
10.          A                             20.          C                             30.          E                             40.          A


Exercícios de Sintaxe



1. (UFMS 2010)
Faça uma análise sintática da oração abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

A ordem, meus amigos, é a base do governo.
1)            A ordem é sujeito simples; é a base do governo é predicado nominal.
2)            A expressão meus amigos é aposto.
4)            A, meus, a, do governo são adjuntos adnominais.
8)            é – verbo transitivo direto.
16)         a base do governo é predicativo do objeto.

2.(MACK-SP) Em: “ – Perdi a mala! – um diz de cara acabrunhada”, um tem a função sintática de:
A)           adjunto adnominal
B)           sujeito simples
C)           adjunto adverbial
D)           aposto
E)            numeral

3. (PUC-SP) Dê a função sintática do termo destacado em: “Depressa esqueci o Quincas Borba”.
A)           objeto direto.
B)           sujeito.
C)           agente da passiva.
D)           adjunto adverbial.
E)            aposto.

4.(Mack-SP) Aponte a alternativa que expressa a função sintática do termo destacado: “Parece enfermo, seu irmão”.
A)           sujeito.
B)           objeto direto.
C)           predicativo do sujeito.
D)           adjunto adverbial.
E)            adjunto adnominal.

5. (Mack-SP) “Não se fazem motocicletas como antigamente”. O termo destacado funciona como:
A)           objeto indireto.
B)           objeto direto.
C)           adjunto adnominal
D)           vocativo.
E)            sujeito.

6 - (UFPI) “Jatene está convicto de suas ideias”.
“ Os setores do governo discordam do modelo proposto”.
Os termos destacados, quanto à  função sintática, são, respectivamente:

A)           complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal.
B)           objeto indireto – adjunto adnominal – complemento nominal.
C)           adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
D)           complemento nominal – complemento nominal – objeto indireto.
E)            complemento nominal – adjunto adnominal – objeto indireto.

7. ESPM-SP) Observe os termos destacados das opções que se seguem e identifique a alternativa que apresenta a classificação correta da função sintática.
Sempre esteve acostumada ao luxo.
Naquela época ainda obedecia aos pais.
Esta roupa não está adequada à ocasião.
Os velhos soldadinhos de chumbo foram esquecidos.
A)           complemento nominal – complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal.
B)           objeto indireto – objeto indireto – objeto indireto – complemento nominal.
C)           objeto indireto – complemento nominal – complemento nominal – adjunto adnominal.
D)           complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.
E)            adjunto adnominal – objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.

8. (UAAM- adaptada)
“Daqui estou vendo o amor
Irritado, desapontado”
(Carlos Drummond de Andrade)
Identifique a alternativa que traz, respectivamente, a classe gramatical e a função sintática das palavras destacadas:
A)           verbo – objeto direto.
B)           adjetivo – predicativo.
C)           verbo – predicativo.
D)           advérbio – objeto direto.
E)            substantivo – predicativo.

9. Classifique os complementos verbais das frases a seguir, numerando, convenientemente, os parênteses:

objeto direto
objeto indireto
objeto direto e indireto
predicativo do sujeito
adjunto adverbial
(     ) Enviei uma carta ao presidente da Associação.
(     ) Ninguém é feliz aqui.
(     ) Carla chegou em casa.
(     ) Assistimos ao filme “Eclipse” na sessão das 15h.
(     ) O taxista bateu o carro.

A sequência correta é:

A)           3-4-5-2-1
B)           4-3-5-1-2
C)           3-5-4-2-1
D)           3-4-1-5-2
E)            4-3-1-5-2


10. Assinale a opção que classifica corretamente a função dos termos destacados nas orações:

“Conheço aqueles dois rapazes”.
Talvez alguém descubra a verdade”.
“O cofre foi arrombado pelos bandidos”.

A)           adjunto adnominal – adjunto adverbial – objeto indireto.
B)           objeto direto – adjunto adverbial – objeto indireto.
C)           adjunto adnominal – adjunto adverbial – agente da passiva.
D)           adjunto adnominal – sujeito – agente da passiva.
E)            objeto direto – sujeito – objeto indireto.

11. Classifique os termos em destaque nas orações que se seguem, de acordo com o seguinte código:

1. predicativo  2. adjunto adnominal.

(    ) O poeta ficou bêbedo. 
(    ) O poeta bêbedo caminhou pela praça.
(    ) O poeta caminhou bêbedo pela praça.
(    ) Os alunos desconfiados deixaram o colégio.
(    ) Os alunos deixaram o colégio desconfiados.
(    ) Os alunos continuam desconfiados.

A alternativa que corresponde a sequência correta é:

A)           1,1,2,1,2,2
B)           1,2,1,2,1,1
C)           2,1,2,1,2,1
D)           1,2,2,2,1,1
E)            2,1,1,1,2,2



12. Dê a função sintática dos termos assinalados pelas aspas: "O lucro", que é um dos incentivos do sistema, foi "excelente".
a) objeto direto - adjunto adverbial.
b) sujeito - predicativo do sujeito.
c) sujeito - predicativo do objeto.
d) predicativo do sujeito - predicativo do objeto.

13. "Pagam bem lá?" Nesta oração o sujeito é:
a) Oculto
b) simples
c) indeterminado
d) oração sem sujeito

14. "Em nossa terra não se vive senão de política." Nesta oração o sujeito é:
a) Indeterminado
b) oração sem sujeito
c) oculto
d) simples

15. "Afinal, lá se está sempre contente." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) Oculto
b) composto
c) determinado
d) indeterminado

16. "Precisa-se de operários para a obra." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito

17. "Os livros escolares devem ser tratados com carinho." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito


18. (URCA) Na frase: “E se eu soubesse que ela me traía?”, a oração destacada possui valor sintático de:
a) objeto direto
b) complemento nominal
c) sujeito
d) predicativo
e) aposto

19. (URCA) Em “Se eu tivesse uma prova de que Madalena era inocente, dar-lhe-ia uma vida como ela nem imaginava.”, a segunda oração é classificada como:
a) principal
b) subordinada substantiva completiva nominal
c) subordinada substantiva predicativa
d) coordenada assindética
e) coordenada sindética conclusiva


20.  Nas orações a seguir, encontra-se a palavra se, que, ao atribuir valores diversos ao verbo, classifica-se em:
A– Pronome reflexivo;
B– Partícula apassivadora;
C– Índice de indeterminação do sujeito;
1– Anunciou-se
a chegada do carro de boi;
2– Os animais se espantaram;
3– Distribuíram-se tamboretes aos visitantes;
4– O Mestre levantou-se;
5– No Santa Rosa, vive-se bem.
Assinale a seqüência correta:
a) 1A; 2B; 3C; 4B; 5B;
b) 1B; 2B; 3A; 4A; 5C;
c) 1C; 2C; 3B; 4A; 5B;
d) 1B; 2A; 3B; 4A; 5C;

e) 1C; 2B; 3A; 4A; 5A.




EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CLASSES GRAMATICAIS


1. (IBGE) Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente:
a)A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b) A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na praça.
c) Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d) Pessoas inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos Reis.
e) Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você
disse.


2. (FESP – SP) Assinale a alternativa que contenha substantivos, respectivamente, abstrato, concreto e concreto:
 a) fada, fé, menino.
b) fé, fada, beijo.
c) beijo, fada, menino.
d) amor, pulo, menino.
e) menino, amor, pulo.

3– Assinale a alternativa que os substantivos estão flexionados no plural incorretamente:
a) más-línguas, bananas-maçã
b) cachorros-quentes, pombos-correio
c) grão-duques, tico-ticos
d) bananas-maçãs, altos-falantes
e) terças-feiras, pés-de-moleque

4. EFOA-MG – “...onde predomina o corte de cabelo afro-oxigenado.”
A concordância do adjetivo destacado acima com o substantivo a que se refere manteve-se correta em:
 a) cabelos afros-oxigenados
b) cabeleiras afras-oxigenadas
c) cabelos afros-oxigenados
d) cabeleiras afra-oxigenadas
e) cabelos afro-oxigenados
 

5. (TTN) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V. Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82." Elas são, respectivamente:
a) verbo, substantivo, substantivo d) pronome, adjetivo, substantivo
b) verbo, substantivo, advérbio e) pronome, adjetivo, adjetivo
c) verbo, substantivo, adjetivo

6. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:
a) "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio."
b) "Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos."
c)"Pediu-me com voz baixa cinqüenta mil réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras..."
e)"Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que era delas."

7. (UFJF-MG) Assinale a alternativa onde aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato:
a) água, vinho d) Jesus, abaixo-assinado
b) Pedro, Jesus e) Nova Iorque, Deus
c) Pilatos, verdade


8. (UNIFOR-CE) Na frase: "Passaram dois homens a discutir, um a gesticular e o
outro com a cara vermelha", o termo a está empregado, sucessivamente, como:
a) artigo, preposição preposição
b) pronome, preposição, artigo
c) preposição, preposição, artigo
d) preposição, pronome, preposição
e) preposição, artigo, preposição

9. (UE PONTA GROSSA-PR) As formas que traduzem vivamente os sentimentos
súbitos, espontâneos e instintivos dos falantes são denominados:
a) conjunções d) locuções
b) interjeições e) coordenações
c) preposições

10. (UNB-DF) Assinale a frase em que "meio" funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo. d) Parou no meio da rua.
b) Achei-o meio triste. e) Comprou um metro e meio.
c) Descobri o meio de acertar.

11. (FESP) Assinale a alternativa correspondente à classe gramatical da palavra a,
respectivamente: Esta gravata é a que recebi; Estou disposto a tudo; Fiquei contente
com a nota; Comprei-a logo que a vi.
a) artigo - artigo - preposição - preposição
b) preposição - artigo - pronome demonstrativo - artigo
c) pronome demonstrativo - preposição - artigo - pronome pessoal
d) pronome pessoal - preposição - artigo - pronome pessoal
e) nenhuma das alternativas


12. (FMU) Procure e assinale a única alternativa em que há erro, quanto ao
problema do emprego do artigo:
a) Nem todas opiniões são valiosas.
b) Disse-me que conhece todo o Brasil.
c) Leu todos os dez romances do escritor.
d) Andou por todo Portugal.
e) Todas cinco, menos uma, estão corretas.

13. (FMU) Triplo e tríplice são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo
b) ambos ordinais
c) ambos cardinais
d) ambos multiplicativos
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

14. (CESGRANRIO) Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:
Os cegos habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir...
O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite
escura da alma ...
Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
Naquele instante era só um pobre cego.
... da Terra que é um globo cego girando no caos.

15. (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro:
a) Li a notícia no Estado de São Paulo.
b) Li a notícia em O Estado de São Paulo.
c) Esta notícia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa notícia em A Gazeta
e) Foi em O Estado de São Paulo que li a notícia.

16. (ESAN-SP) Em qual dos casos o artigo denota familiaridade:
a) O Amazonas é um rio imenso.
b) D. Manoel, o Venturoso, era bastante esperto.
c) O Antônio comunicou-se com o João.
d) O professor João Ribeiro está doente.
e) Os Lusíadas são um poema épico.

17. (ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor de qualificativo:
a) Estes são os candidatos de que lhe falei.
b) Procure-o, ele é o médico.
c) Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
d) Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
e) Muita é a procura; pouca a oferta.

18. (UNISINOS) O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo
dado é:
a) hibernal - de inverno d) docente - do professor
b) filatélico - de folhas e) onírico - de sonho
c) discente - de aluno

19. (UEPG-PR) Na oração: "Certos amigos não chegaram a ser jamais amigos
certos", o termo destacado é sucessivamente:
a) adjetivo e pronome
b) pronome adjetivo e adjetivo
c) pronome substantivo e pronome adjetivo
d) pronome adjetivo e pronome indefinido
e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto

20. (UM-SP) Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta
idéia de adversidade:
a) Não achou os documentos e nem as fotocópias.
b) Queria estar atento à palestra e o sono chegou.
c) Não só aprecio a Medicina como também a Odontologia.
d) Escutei o réu e lhe dei razão.
e) Não só escutei o réu mas também lhe dei razão.

21. (FAZLES-SP) Assinale a função morfológica de caro em "Ele vendeu caro as
mercadorias".
a) substantivo d) pronome
b) adjetivo e) preposição
c) advérbio

22. (OBJETIVO) Assinale a opção em que o termo destacado, quando posposto ao
substantivo, muda de significado e passa a pertencer a outra classe de palavras:
a) complicada solução d) certos lugares
b) inapreciável valor e) engenhosos métodos
c) extraordinária capacidade

23. (FUVEST) "... levaram a adotar"; "a sua morte..."; "... não a pôs..." As três
ocorrências do a são, respectivamente:
a) preposição, pronome, preposição d) artigo, artigo, preposição
b) pronome, artigo, preposição e) artigo, pronome, pronome
c) preposição, artigo, pronome

24. (BB) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada
como locução - Estava à toa na vida ...
a) adjetiva d) conjuntiva
b) adverbial e) substantiva
c) prepositiva


25. (BB) Única oração contendo, simultaneamente, pronome, advérbio e
preposição:
a) João viajou ontem com a esposa.
b) Não queremos partir agora.
c) Ele é muito bom quando sóbrio.
d) O que me pede está muito difícil de conseguir.

e) Hoje os atletas correrão por aqui.






Exercícios Processos de formação de palavras


Faça os exercícios sobre o processo de formação das palavras e prepare-se para as provas. Além disso, o conhecimento sobre o processo de formação das palavras da nossa língua  irão lhe ajudar a entender a matéria e desenvolver um raciocínio lógico em relação à identificação e interpretação. 

1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo 

processo: 

a) ajoelhar / antebraço / assinatura 

b) atraso / embarque / pesca 

c) o jota / o sim / o tropeço 

d) entrega / estupidez / sobreviver 

e) antepor / exportação / sanguessuga 



2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por: 

a) hibridismo d) parassíntese 

b) aglutinação e) derivação regressiva 

c) justaposição 



3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição? 

a) desagradável - complemente 

b) vaga-lume - pé-de-cabra 

c) encruzilhada - estremeceu 

d) supersticiosa - valiosas 

e) desatarraxou - estremeceu 



4. (UE-PR) "Sarampo" é: 

a) forma primitiva 

b) formado por derivação parassintética 

c) formado por derivação regressiva 

d) formado por derivação imprópria 

e) formado por onomatopéia 



5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada: 

( ) aguardente 1) justaposição 

( ) casamento 2) aglutinação 

( ) portuário 3) parassíntese 

( ) pontapé 4) derivação sufixal 

( ) os contras 5) derivação imprópria 

( ) submarino 6) derivação prefixal 

( ) hipótese 

a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1 d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6 

b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6 e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6 

c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6 



6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape: 

a) zunzum d) tlim-tlim 

b) reco-reco e) vivido 

c) toque-toque 



7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria? 

Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação. 

Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens! 

Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa! 

Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam. 

Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva. 



8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese: 

a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer 

b) solução, passional, corrupção, visionário 

c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente 

d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide 

e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo 



9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por: 

a) derivação d) composição 

b) onomatopéia e) prefixação 

c) hibridismo 



10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação: 

a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antípoda, prever 

b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever 

c) remeter, conter, antegozar 



11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:

a) prefixal d) parassintética 

b) sufixal e) imprópria 

c) regressiva 



12. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical: 

a) noite, anoitecer, noitada d) festa, festeiro, festejar 

b) luz, luzeiro, alumiar e) riqueza, ricaço, enriquecer 

c) incrível, crente, crer 



13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética? 

a) Lá vem ele, vitorioso do combate. 

b) Ora, vá plantar batatas! 

c) Começou o ataque. 

d) Assustado, continuou a se distanciar do animal. 

e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar. 



14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em: 

a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante? 

b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri. 

c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta. 

d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente. 

e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar. 



15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente: 

a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição 

b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação 

c) dois elementos formados por justaposição 

d) dois elementos formados por aglutinação 

e) n.d.a 




16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas por justaposição, aglutinação e parassíntese: 

a) varapau - girassol - enfaixar 

b) pontapé - anoitecer - ajoelhar 

c) maldizer - petróleo - embora 

d) vaivém - pontiagudo - enfurece 

e) penugem - plenilúdio - despedaça 



17. (UF SÃO CARLOS) Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem: 

embarque 

histórico 

cruzes! 

porquê 

fala 

sombrio 

a) 2-5, 1-4, 3-6 d) 2-3, 5-6, 1-4 

b) 1-4, 2-5, 3-6 e) 3-6, 2-5, 1-4 

c) 1-5, 3-4, 2-6 



18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos grifados são formados, respectivamente, a partir de processos de: 

a) derivação prefixal e derivação sufixal 

b) composição por aglutinação e derivação prefixal 

c) derivação sufixal e composição por justaposição 

d) derivação sufixal e derivação prefixal 

e) derivação parassintética e derivação sufixal 



19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é: 

a) passatempo - destemido - subnutrido 

b) pernilongo - pontiagudo - embora 

c) leiteiro - histórico - desgraçado 

d) cabisbaixo - pernalta - vaivém 

e) planalto - aguardente - passatempo 



20. (UNISINOS) O item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação é: 

a) ataque - derivação regressiva 

b) fornalha - derivação por sufixação 

c) acorrentar - derivação parassintética 

d) antebraço - derivação prefixal 

e) casebre - derivação imprópria 



21. (FUVEST) Nas palavras: atenuado, televisão, percurso temos, respectivamente, os seguintes processos de formação das palavras: 

a) parassíntese, hibridismo, prefixação 

b) aglutinação, justaposição, sufixação 

c) sufixação, aglutinação, justaposição 

d) justaposição, prefixação, parassíntese 

e) hibridismo, parassíntese, hibridismo 



22. (UF-UBERLÂNDIA) Em qual dos itens abaixo está presente um caso de derivação parassintética: 

a) operaçãozinha d) assustadora 

b) conversinha e) obrigadinho 

c) principalmente 



23. (OBJETIVO) "O embarque dos passageiros será feito no aterro". Os dois termos sublinhados representam, respectivamente, casos de: 

a) palavra primitiva e palavra primitiva 

b) conversão e formação regressiva 

c) formação regressiva e conversão 

d) derivação prefixal e palavra primitiva 

e) formação regressiva e formação regressiva 



24. (UFF-RIO) O vocábulo catedral, do ponto de vista de sua formação é: 

a) primitivo 

b) composto por aglutinação 

c) derivação sufixal 

d) parassintético

e) derivado regressivo de catedrático



24. (PUC) Assinale a classificação errada do processo de formação indicado: 

a) o porquê - conversão ou derivação imprópria 

b) desleal - derivação prefixal 

c) impedimento - derivação parassintética 

d) anoitecer - derivação parassintética 

e) borboleta - primitivo 



25. (UF-PR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão "o canto das sereias" é: 

a) composição por justaposição d) derivação sufixal 

b) derivação regressiva e) palavra primitiva 

c) derivação prefixal 



26. (ES-UBERLÂNDIA) Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese (derivação parassintética), exceto: 

a) endireitar d) desvalorizar 

b) atormentar e) soterrar 

c) enlouquecer 



27. (FUVEST) Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo: 

a) perfeitamente varrendo d) atrevimento ignorância 

b) provavelmente erro e) proveniente furtado 

c) lentamente explicação 



28. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos: 

a) alguém - algo - algum 

b) ler, leitura - lição 

c) ensinar - ensino, ensinamento 

d) candura - cândido - incandescência 

e) viver - vida - vidente 



29. (FCMSC-SP) As palavras expatriar, amoral, aguardente, são formadas por: 

a) derivação parassintética, prefixal, composição por aglutinação 

b) derivação sufixal, prefixal, composição por aglutinação 

c) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição 

d) derivação parassintética, sufixal, composição por aglutinação 

e) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição 



30. (MACK) As palavras entardecer, desprestígio e oneroso, são formadas, respectivamente, por: 

a) prefixação,sufixação e parassíntese 

b) sufixação, prefixação e parassíntese 
c) parassíntese, sufixação e prefixação 
d) sufixação, parassíntese e prefixação 
e) parassíntese, prefixação e sufixação 


31. (FUVEST) Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras: 

a) vendavais, naufrágios, polêmicas 

b) descompõem, desempregados, desejava 

c) estendendo, escritório, espírito 

d) quietação, sabonete, nadador 

e) religião, irmão, solidão 



32. (TRE-ES) Quem possui inveja é: 

a) invejozo d) invejoso 

b) invejeiro e) invejador 

c) invejado 



33. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de formação das palavras sem-terra, sertanista e desconhecido: 

composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por prefixação e sufixação 

composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por parassíntese 

composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por sufixação 

composição por justaposição, derivação por sufixação e composição por aglutinação 

composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por prefixação 



34. (FUVEST) Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advérbio: 

a) desesperança d) extremamente 

b) pessimismo e) sociedade 

c) empobrecimento 



35. (CESGRANRIO) Os vocábulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em: 

a) parassíntese - prefixação 

b) parassíntese - parassíntese 

c) prefixação - parassíntese 

d) sufixação - prefixação e sufixação 

e) prefixação e sufixação - prefixação 



36. (PUC) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda: 

( 1 ) derivação imprópria ( ) desenredo 

( 2 ) prefixação ( ) narrador 

( 3 ) prefixação e sufixação ( ) infinitamente 

( 4 ) sufixação ( ) o voar 

( 5 ) composição por justaposição ( ) pão de mel 

a) 3, 4, 2, 5, 1 d) 2, 4, 3, 5, 1 

b) 2, 4, 3, 1, 5 e) 4, 1, 5, 2, 3 

c) 4, 1, 5, 3, 2 



37. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que as duas palavras 

são formadas por parassíntese: 

a) indisciplinado - desperdiçar 

b) incineração - indescritível 

c) despedaçar - compostagem 

d) endeusado - envergonhar 

e) descamisado - desonestidade 



38. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à formação das seguintes palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal. 

a) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação 

b) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação 

c) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese 

d) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação 

e) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição 



39. (CESGRANRIO) As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível foram formadas, respectivamente, pelos processos de: 

a) sufixação - prefixação - parassíntese 

b) sufixação - derivação regressiva - prefixação 

c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação 

d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação 

e) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese 



40. (PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de: 

a) embalançar d) encobrir 

b) abstrair e) perfurar 

c) encaixotar

Gabarito


1 - B 11 - C 21 - A 31 - D 

2 - B 12 - B 22 - D 32 - D 

3 - B 13 - E 23 - E 33 - A 

4 - C 14 - A 24 - C 34 - D 

5 - E 15 - C 25 - B 35 - A 

6 - E 16 - D 26 - D 36 - B 

7 - D 17 - C 27 - E 37 - D 

8 - A 18 - D 28 - C 38 - B 

9 - D 19 - B 29 - A 39 - D 

10 - E 20 - E 30 - E 40 - C







Exercícios: orientações ortográficas

1. Estão corretamente empregadas as palavras na frase:
a) Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário.
b) Ele agiu com muita descrição.
c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
d) Ele cantou uma área belíssima.
e) Utilizamos as salas com exatidão.

2. Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula, exceto:
a) Nos nomes dos meses quando estiverem nas datas.
b) No começo de período, verso ou alguma citação direta.
c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie
d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral.
e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.

3. Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) fanatizar - analizar - frizar.
b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisar.
d) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.

4. A forma dual que apresenta o verbo grafado incorretamente é:
a) hidrólise - hidrolisar.
b) comércio - comercializar.
c) ironia - ironizar.
d) catequese - catequisar.
e) análise - analisar.

5. Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há erro de grafia:
a) A Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza.
b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa.
c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua."
d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra " (Manuel Bandeira).
e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.

6. Marque a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) enxotar - trouxa - chícara.
b) berinjela - jiló - gipe.
c) passos - discussão - arremesso.
d) certeza - empresa - defeza.
e) nervoso - desafio - atravez.

7. A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:
a) O experto disse que fora óleo em excesso.
b) O assessor chegou à exaustão.
c) A fartura e a escassez são problemáticas.
d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.

8. Assinale a opção em que a palavra está incorretamente grafada:
a) duquesa.
b) magestade.
c) gorjeta.
d) francês.
e) estupidez.

9. Dos pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma letra sublinhada na primeira é:
a) vez / reve___ar.
b) propôs / pu__ eram.
c) atrás / retra __ ado.
d) cafezinho/ blu __ inha.
e) esvaziar / e___ tender.

10. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) __utar / frou__o / mo__ila.
d) fle__a / en__arcar / li__ar.
e) me__erico / en__ame / bru__a.

11. Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:
a) dejeto.
b) ogeriza.
c) vadear.
d) iminente.
e) vadiar.

12. A alternativa que apresenta palavra grafada incorretamente é:
a) fixação - rendição - paralisação.
b) exceção - discussão - concessão.
c) seção - admissão - distensão.
d) presunção - compreensão - submissão.
e) cessão - cassação - excurção.

13. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) analizar - economizar - civilizar.
b) receoso - prazeirosamente - silvícola.
c) tábua - previlégio - marquês.
d) pretencioso - hérnia - majestade.
e) flecha - jeito - ojeriza.

14. (CFC/95) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: "Em _____ plenária, estudou-se a _____ de terras a _____ japoneses."
a) seção - cessão - emigrantes
b) cessão - sessão - imigrantes
c) sessão - secção - emigrantes
d) sessão - cessão - imigrantes

15. (CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:
a) enxofre, exceção, ascensão
b) abóbada, asterisco, assunção
c) despender, previlégio, economizar
d) adivinhar, prazerosamente, beneficente

16. (CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:
a) beleza, duquesa, francesa
b) estrupar, pretensioso, deslizar
c) esplêndido, meteorologia, hesitar
d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira
17. (CFC/96) Assinalar a alternativa correta quanto à grafia das palavras:
a) atraz - ele trás
b) atrás - ele traz
c) atrás - ele trás
d) atraz - ele traz

18. (CESD/97) Assinalar a alternativa que completa as lacunas da frase abaixo, na ordem em que aparecem. "O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa ainda permanecem".
a) mas - mas
b) mais - mas
c) mas - mais
d) mais - mais

19. (CFS/97) O antônimo para a expressão "época de estiagem" é:
a) tempo quente
b) tempo de ventania
c) estação chuvosa
d) estação florida

20. (CFS/96) Quanto à sinonímia, associar a coluna da esquerda com a da direita e indicar a seqüência correta.
1 - insigne ( ) ignorante
2 - extático ( ) saliente
3 - insipiente ( ) absorto
4 - proeminente ( ) notável

21. (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões".
      a) 5 acentos d) 2 acentos
      b) 4 acentos e) 1 acento
      c) 3 acentos

22. (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
      a) paletó, avô, pajé, café, jiló
      b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
      c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
      d) amém, amável, filó, porém, além
      e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

  23. (SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente:
      a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
      b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
      c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
      d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s
      e) proparoxítona e proparoxítona

24. (FJN) Em qual das alternativas as palavras estão com a acentuação gráfica CORRETA?
a) imundície, enjôos, sandúiche
b) chapéu, môsca, coronéis
c) caratér, bençao, impossível
d) jibóia, núcleo, ritmo
e) cajú, cajá, café


PONTUAÇÃO


1. Assinale a opção em que a supressão das vírgulas alteraria o sentido do anunciado:

a) os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados;
b) alguns pesquisadores,que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos;
c) torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico;
d) a atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica;
e) por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência.


2. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:


“Quando se trata de trabalho científico ___ duas coisas devem ser consideradas ____ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece ___ a outra é o valor prático que possa ter.


a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula
b) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) pontos vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, vírgula, vírgula.


3. Assinale o exemplo em que há emprego incorreto da vírgula:

a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) não sabia, por que todos lhe viravam o rosto;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, por que não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.


4. Assinale o trecho sem erro de pontuação:

a) vimos pela presente solicitar de V.Sas., que nos informe a situação econômica da firma em questão;
b) cientificamo-lo de que na marcha do processo de restituição de suas contribuições, verificou-se a ausência da declaração de beneficiários;
c) o Instituto de Previdência do Estado, vem solicitar de V.Sa. o preenchimento da declaração;
d) encaminhamos a V.Sa., para o devido preenchimento, o formulário em anexo;
e) estamos remetendo em anexo, o formulário.


5. Assinale as frases em que as vírgulas estão incorretas:

a) ora ríamos, ora chorávamos;
b) amigos sinceros, já não os tinha;
c) a parede da casa, era branquinha branquinha;
d) Paulo, diga-me o que sabe a respeito do caso;
e) João, o advogado, comprou, ontem, uma casa.


6. Observe:

1) depois de muito pedir ( ) obteve o que desejava;
2) se fosse em outras circunstâncias ( ) teria dado tudo certo;
3) exigiam-me o que eu nunca tivera ( ) uma boa educação;
4) fez primeiramente seus deveres ( ) depois foi brincar;

Assinale a alternativa que preencha mais adequadamente os parênteses:

a) (;) (,) (:) (;);
b) (,) (;) (:) (;);
c) (,) (,) (:) (;);
d) (?) (,) (,) (:);
e) (,) (;) (.) (;).


7. Assinale o item em que as vírgulas estão empregadas corretamente:

I - Foi ao fundo da farmácia, abriu um vidro, fez um pequeno embrulho e entregou ao homem.
II - A sua fisionomia estava serena, o seu aspecto tranqüilo.
III - E o farmacêutico, sentindo-se aliviado do seu gesto, sentira-se feliz diante de suas lembranças.
IV - Quando, vi que não servia, dei às formigas, e nenhuma morreu.


a) I - IV;
b) II - III;
c) II - IV;
d) I - II;
e) I - III.


8.A frase: “O assunto desta reunião - voltou a afirmar o presidente - é sigiloso”.
Qual das alternativas apresenta as possibilidades corretas dentre as numeradas de I a V?

I - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente ...) é sigiloso.
II - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente) é sigiloso.
III - O assunto desta reunião, voltou a afirmar o presidente, é sigiloso.
V - O assunto desta reunião: voltou a afirmar o presidente: é sigiloso.


a) I, II, III, IV, V;
b) II, IV;
c) I, III, V;
d) I, IV, V;
e) II, IV, V.


9.Em seguida vai um pequeno trecho de Machado de Assis, pontuado de diversos modos. Só uma vez a pontuação estará de acordo com as normas gramaticais. Assinale-a:


a) homem gordo, não faz revolução. O abdômen, é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir, um império: mas há de ser antes do jantar;


b) homem gordo não faz revolução. O abdômen é naturalmente amigo da ordem; o estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;


c) homem gordo não faz revolução, o abdômen é, naturalmente, amigo da ordem. O estômago, pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;


d) homem gordo não faz revolução: o abdômen e naturalmente, amigo da ordem. O estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;


e) homem gordo não faz revolução: o abdômen é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir um império mas há de ser, antes do jantar.



10. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:


“Como amanhã será o nosso grande dia ___ duas coisas serão importantes ___ uma é a tranqüilidade ___ a outra é a observação minuciosa do que esta sendo solicitado”.

a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula;
b) vírgula, vírgula,vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, dois pontos, vírgula.


11. Assinale a série de sinais cujo emprego corresponde, na mesma ordem, aos parênteses indicados no texto:
“Pergunta-se ( ) qual é a ideia principal desse parágrafo ( ) A chegada de reforços ( ) a condecoração ( ) o escândalo da opinião pública ou a renúncia do presidente ( ) Se é a chegada de reforços ( ) que relação há ( ) ou mostrou seu autor haver ( ) entre esse fato e os restantes ( )”.
a) , , ? ? ? , , , .
b) : ? , , ? , ___ ___ ?
c) ___ ? , , . ___ ___ ___ .
d) : ? , . ___ , , , ?
e) : . , , ? , , , .

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
12. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter.
a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós
13. Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:
a) Onibus, orfão, taxi, saida
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) tactil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, maquina, Ipe

14. Assinale a opção em que as palavras, quanto à acentuação gráfica, estejam agrupadas pelo mesmo motivo gramatical.
a) problemáticos, fácil, álcool
b) já, até, só
c) também, último, análises
d) porém, detêm, experiência
e) país, atribuíram, cocaína
15. São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:
a) há - até - atrás
b) história - ágeis - você
c) está - até - você
c) ordinário - apólogo - insuportável
c) mágoa - ícone - número
16. Todas as palavras devem ser acentuadas na alternativa:
a) pudico, pegada, rubrica
b) gratuito, avaro, policromo
c) abdomen, itens, harem
d) magoo, perdoe, ecoa
e) contribuia, atribuimos, caiste
17.  O ________ resulta da __________ entre a alga e o fungo.
a) líquen, simbiose
b) liquen, simbiose
c) liquem, simbiose
d) líquen, simbióse
e) líquem, simbióse
18. Assinale o item em que as palavras estão acentuadas segundo a mesma regra:
a) miúdo, pêndulo
b) história, distância
c) pedrês, porém
d) respeitável, pálpebra
e) Lucília, três


GABARITO

1. B
2. C
3. D
4. D
5. C
6. C
7. E
8. B
9. B
10. C
11. B
12 A
13 B
14 E
15 C
16 E
17 A
18 B

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