Como estudar?
Não existe uma fórmula, mas existem técnicas que nos ajudam, principalmente porque elas economizam nosso tempo, nos mostram de imediato aquilo que poderia levar anos para se perceber sozinho!
- Tenha em mãos bastantes exercícios de um único assunto e, pelo menos, uma gramática.
- Comece resolvendo e onde tiver dúvidas ou não souber, pare e estude a regra(s) específica(s) sobre essa atividade.
- Volte para a questão e resolva-a;
- Repita esse processo para cada questão resolvida;
- Quando terminar você confere com o gabarito, se tiver;
- Se surgir alguma divergência, investigue novamente na regra.
Importante: Ao estudar gramática, resolva os exercícios sempre de forma consciente, esclarecendo as dúvidas quanto às regras (sem querer adivinhar).
Assim, você estrá aprendendo!
Resolver é diferente de responder!
Responder é dar as respostas, muita gente estuda assim, respondendo e olhando o gabarito, pessoalmente não recomendo.
Resolver é analisar todos os itens.
Qualquer dúvida, deve-se consultar as regras até entender realmente.
Agindo assim, com tempo, você perceberá que as regras, aos poucos, são memorizadas e entendidas, ou seja, internalizadas.
Bons estudos!
EXERCÍCIOS COM SINTAXE, CONCORDÂNCIA NOMINAL E CONCORDÂNCIA VERBAL.
Exercícios de Sintaxe
Exercícios Processos de formação de palavras
01. (CESGRANRIO) Há concordância nominal inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas;
b) clima e terra desconhecidos;
c) terras e clima desconhecidas;
d) terras e clima desconhecido;
e) terras e clima desconhecidos.
02. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância nominal,
assinale a opção em que a lacuna só pode ser preenchida por um dos termos
colocados entre parênteses:
a) cabelo e pupila __________ (negros
/ negras);
b) cabeça e corpo __________ (monstruoso
/ monstruosos);
c) calma e serenidade _______ (invejável / invejáveis);
d) dentes e garras __________ (afiados
/ afiadas);
e) galhos e tronco ___________(seco / secos).
03. (ESAF) Assinale a opção em que a mudança de pessoa verbal
provoca erro.
a) Requeremos a pavimentação da rua Vicente de Carvalho. -
Requeiro a pavimentação da rua Vicente de Carvalho.
b) Apesar do espaço pequeno, temos certeza de que cabemos aí. -
Apesar do espaço pequeno, tenho certeza de que caibo aí.
c) Se não nos precavemos a tempo, seremos ludibriados. - Se não me
precavenho a tempo, serei ludibriado.
d) Graças ao seu auxílio, reaveremos os documentos. - Graças ao
seu auxílio, reaverei os documentos.
e) Nós valemos tanto quanto acreditamos ser nosso valor. - Eu
valho tanto quanto acredito ser meu valor.
04. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância,
assinale a opção em que qualquer uma das formas entre parênteses pode completar
corretamente a lacuna do enunciado.
a) olhos e cabeceira _________(negro / negros);
b) pastel e empada __________(esborrachada / esborrachados):
c) homens e mulheres _______ (fanático
/ fanáticas);
d) massa e carne __________ (estragada
/ estragados);
e) ditos e zombaria _________ (desnecessária
/ desnecessárias).
05. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância,
assinale a opção em que as duas formas entre parênteses podem completar
corretamente a lacuna do enunciado:
a) atitudes e hábitos geralmente __________________ (questionado /
questionadas);
b) vocabulário e fraseologia restritamente ___________ (utilizados / utilizadas);
c) crítica e objeções inteiramente __________________ (infundados / infundadas):
d) grupos e pessoas linguisticamente _______________ (diferenciados / diferenciadas);
e) segredo e originalidade igualmente ______________ (desejados / desejadas).
06. (ESAF) Assinale a opção que resulta correta após a mudança dos
tempos verbais do trecho a seguir:
“Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, vamos
perceber que aquelas características sofreram uma reversão.”
a) Se analisamos o que aconteceu ao longo deste século,
perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
b) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século,
perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
c) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, iríamos
perceber que aquelas características sofreram uma reversão.
d) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século
perceberemos que aquelas características sofreram uma reversão.
e) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, íamos
perceber que aquelas características sofreram uma reversão.
07. (EFOA) “...sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas”.
Considerando a concordância nominal, o vocábulo destacado na
citação acima será empregado no mesmo gênero e número para preenchimento da
lacuna em:
a) Ele tem atitude e opinião ___________ .
b) Nós possuímos casas e apartamentos ___________ .
c) Ele defendeu ponto de vista e idéia ___________ .
d) Ela e ele ___________ fizeram o trabalho.
e) Paulo e ela ___________ vieram receber me.
08. (Unifor) Na frase: “A madrugada era escura nas moitas de
mangue, baixas, meio trêmulas do ventinho frio”, a palavra meio apresenta se
sob essa forma flexional porque:
a) é um caso de adjetivo que vem antes de vários substantivos,
concordando com o mais próximo.
b) concorda com ventinho frio.
c) funciona como advérbio, com valor de um pouco, sendo, portanto,
invariável.
d) a concordância se dá com a idéia que a palavra moita
encerra grupo de plantas.
e) se refere a mangue.
09. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância,
assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a
lacuna da frase:
a) São bastante _________ tais idéias e opiniões sobre o
computador. (difundidas)
b) Serão _________ tanto os técnicos quanto as pessoas menos
qualificadas. (prejudicados)
c) Tornam se muito _________ a área e os meios de atuação dos
funcionários. (limitadas)
d) Podem ser neste ponto _________a tarefa dos antigos artesãos e
a dos modernos operários. (comparadas)
e) Ficam _________ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e
habilidades. (concentrados)
10. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale
a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da
frase:
a) Já foram _________ em várias partes do mundo graves
desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de agrotóxicos.
(observadas)
b) Nem sempre são _________ em nosso país as normas sobre o
emprego de inseticidas industriais. (respeitadas)
c) Por interesses econômicos, têm sido _________ a segundo plano
os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos.
(relegados)
d) Deveriam ser melhor _________ entre nós os métodos e as
técnicas de controle biológico de pragas. (divulgados)
e) Podem ficar irremediavelmente _________ tanto a flora quanto a
fauna das regiões em que se faz uso intensivo de inseticidas químicos.
(prejudicadas)
11. (FURRN) “Meninas, avisem a _________ colegas que vocês
_________ é que vão dirigir os ensaios da peça.”
a) vossos – mesmos;
b) seus – mesmas;
c) vossos – mesmas;
d) seus – mesma;
e) vossos – mesmo.
12. (ESAF) Assinale a opção em que ocorre erro de concordância
verbal.
a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, a
responsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nas mãos do
governo.
b) Os
meios de produção com exceção da mão de
obra são de propriedade coletiva.
c) A burocracia governamental decida quais são os produtos e em que quantidade serão produzidos de acordo com um plano
nacional centralizado.
d) Os
recursos são alocados entre unidades através do sistema de cotas.
e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios da sincronização
e distribuição de recursos em um todo unificado, evitando o desperdício da
duplicação inerente à competição.
(Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais Isto É
p.204 e 205)
13. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância,
assinale a opção em que a forma entre os parênteses NÃO completa corretamente a
lacuna da frase:
a) Devem ser ____ engenho e habilidades daqueles que integram uma
mesma comunidade. (coordenadas)
b) Os países pobres e os países ricos possuem recursos e
necessidades muito ____ . (diversos)
c) É preciso que Ciência e Tecnologia estejam ____ às aspirações
da comunidade. (subordinadas)
d) Em muitos países, estão intimamente ____ o fenômeno científico
e o social. (ligados)
e) Os mecanismos e intenções que determinam a pesquisa nos países
ricos são erroneamente ____ para os países pobres. (transferidos)
14. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância,
assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a
lacuna da frase:
a) Nem sempre são _________ ao conhecimento do público as causas e
consequências dos acidentes nucleares. (levadas)
b) Animais e plantas de determinada região podem ser
acidentalmente _________ pela radiação atômica. (contaminados)
c) Devem ser melhor _________ em nossa terra os recursos hídricos
e outras fontes não poluentes de energia. (exploradas)
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas
nucleares sejam _________ por rigorosas normas de segurança. (controlados)
e) Ainda não foram precisamente _________ as vantagens e
desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia. (avaliadas)
15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO de concordância
em relação à norma culta da língua:
a) O professor qualificou de inaceitável aquelas gírias.
b) Valorizem-se os estudos sobre as linguagens especiais.
c) Eis as gírias de que se vai tratar nas próximas aulas.
d) Segue anexa a documentação pedida sobre a linguagem dos
estudantes.
e) As gírias ouvidas neste colégio são tais quais as que podemos
observar em qualquer grupo de jovens.
16. (Unirio) Em “creio que tal qual aconteceu”, a expressão tal
qual não se flexiona. Assinale o exemplo em que há ERRO na concordância de tal
qual:
a) Eram pessoas tais qual você.
b) Era pessoa tal quais vocês.
c) Eram pessoas tal qual vocês.
d) As duas pessoas sentiram tal qual fascinação.
e) Quais leões famintos, tais eram as pessoas na fila da merenda.
17. (Mackenzie) Indique a frase em que a palavra só é invariável:
a) Eles partiram sós, deixando me para trás aborrecida e bastante
magoada.
b) Chegada sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.
c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.
d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós essa motivação.
e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver
com essa agressiva companhia.
18. (NCE) Assinale a alternativa correta quanto à concordância.
a) Artistas, escritores e desportistas, na Bahia, promove
manifestação em favor do candidato.
b) Dona flor e seus dois maridos, sucesso de bilheteria, voltam à
tela depois de vinte e cinco anos.
c) Companhias de cerveja deverão trocar amigos sertanejos e
baixinhos por loiras e morenas, as chamadas musas etílicas.
d) Com a queda do regime, as mulheres ficaram meias perdidas com
as novas regras.
e) O roqueiro e a artista conseguiu transformar o evento num
grande espetáculo.
19. (FEC) No trecho “O presidente Fernando Henrique Cardoso viu
derrotada (...) a proposta brasileira...” foi feita de modo correto a
concordância nominal. O mesmo não se pode dizer sobre a frase:
a) Devem ser melhor exploradas em nossa terra os recursos naturais
e outras fontes renováveis de energia.
b) Nem sempre são reveladas ao conhecimento do público as razões e
os procedimentos geradores de problemas ambientais.
c) Animais e plantas de determinada região podem ser
acidentalmente contaminados pelos gases poluídos da atmosfera.
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas
termoelétricas sejam controlados por rigorosas normas de segurança.
e) Ainda não foram precisamente avaliadas as vantagens e as
desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.
20. (Unisinos) O caso de concordância nominal inaceitável aparece
em:
a) Nunca houve divergências entre mim e ti.
b) Ele tinha o corpo e o rosto arranhados.
c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.
d) Tinha vãs esperanças e temores.
e) É necessário certeza.
21. (PUC) Assinale a seqüência que completa estes períodos:
I. Ela _________ disse que não iria.
II. Vão ________ os livros.
III. A moça estava _________ aborrecida.
IV. É _________ muita atenção para atravessar a rua.
V. Nesta aula, estudam a terceira e a quarta ____ do primeiro
grau.
a) mesmo anexos meia
necessário série.
b) mesma anexos -
meio necessária séries.
c) mesmo - anexo - meio
necessário séries.
d) mesma anexos -
meio necessário séries.
e) mesma - anexos - meia
necessário séries.
22. (Fatec) Assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas da frase abaixo:
“É ________ discussão entre homens e mulheres ________ ao mesmo
ideal, pois já se disse ________ vezes que da discussão, ainda que ________
acalorada, nasce a luz”.
a) bom voltados bastantes
meio.
b) bom voltadas bastante
meia.
c) boa - voltadas
bastantes meio.
d) boa - voltados
bastante meia.
e) bom voltadas bastantes
meia.
23. (UFSM) Considerando a concordância nominal, assinale a frase
correra:
a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro.
b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra.
c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.
d) Muito obrigada, querido, falou me emocionada.
e) Anexo, remeto lhes nossas últimas fotografias.
24. (NCE) O período “Vossa Excelência não deve fazer prevalecer os
seus interesses sobre os de vossos eleitores” foi usado por um deputado para
criticar um colega de parlamento. Quanto aos pronomes que compõem a forma de
tratamento do período, pode se afirmar que:
a) estão todos corretos;
b) está incorreto o emprego do possessivo vossos;
c) está incorreto o emprego do pronome de tratamento Vossa
Excelência, para um deputado;
d) está incorreto o emprego do possessivo seus;
e) estão todos incorretos.
25. (UFF) Assinale a opção em que ocorre ERRO de concordância
nominal:
a) Parecia meio aborrecida a mulher de mestre Amaro.
b) Pagando cem mil réis, ele estaria quites com o velho.
c) O seleiro sentiu o papel e a nota novos no bolso.
d) Floridos montes e várzeas se sucediam na paisagem.
e) Os partidos de cana mostravam tonalidades verde-¬esmeralda.
26. (Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal
contraria a norma culta da língua:
a) Uso louça e copo velhos.
b) Uso louça e copo velho.
c) Uso copo e louça velhos.
d) Uso copo e louça velha.
e) Uso copo e louça velhas.
27. (Unirio) Assinale o item em que se observa incorreção no
emprego do verbo:
a) Existiam em redor cavaleiros palradores.
b) Devia haver sol e mormaço.
c) Haviam muitas aves e plantas.
d) Faz alguns momentos que eu descansara.
e) Fazia cinco horas que eu estava viajando.
28. (NCE) Assinale a opção em que a concordância verbal está
correta.
a) Constatara que não havia dois navios iguais.
b) Era bastante impecáveis alguns barcos.
c) Estava faltando apenas duas lanchas.
d) Vão fazer muitos anos que deixou a agência.
e) Só lhe interessava cargueiros de grande porte.
29. (NCE) Coloque C ou I nos parênteses, conforme a concordância
nominal esteja correta ou incorreta.
( ) Barcaça e veleiro
novos.
( ) Barcaças e veleiro
novos.
( ) Veleiro e barcaça
novo.
Marque a seqüência correta.
a) C – C – C.
b) C – C – I.
c) C – I – I.
d) I – C – C.
e) I – I – C.
30. (UFF) Assinale a opção em que a norma culta da língua admite
só uma concordância verbal:
a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do que está falando.
b) Um e outro protestaram contra a derrubada de eucaliptos.
c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o vigário.
d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os cupins.
e) Iam dar seis horas no relógio da praça.
31. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:
a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.
32. (NCE) Quanto à concordância verbal, está incorreta de acordo
com o padrão escrito da língua a frase:
a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas;
b) Decorreram seis meses desde a contratação do último
funcionário;
c) Já soou meio dia no relógio da torre;
d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas;
e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas sobre o
concurso.
33. (UFF) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da
frase a seguir:
“Sempre _____________ pessoas que se _____________ a _____________
o domínio do cangaço.”
a) houve / disporam / refreiar.
b) houve / dispuseram / refrear.
c) houveram / disporam / refrearem.
d) houveram / dispureram / refreiaram.
e) haviam / dispunham / refrear.
34. (CESGRANRIO) Assinale a concordância verbal ERRADA:
a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não chegou.
b) Fazia três anos que ele viajara para Belém.
c) Na reunião só havia cinco representantes do Sindicato.
d) Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.
e) Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?
35. (PUC) Levando se em conta a NORMA CULTA da língua, assinale a
opção na qual uma das frases apresenta uma concordância verbal INACEITÁVEL.
a) Já é uma hora da tarde. - Já são duas horas da tarde.
b) Deve haver alguma solução para o caso. - Deve haver várias
soluções para o caso.
c) Falta um dia para o início das aulas. - Faltam dez dias para o
início das aulas.
d) A maioria dos alunos não reclamou do calor. - A maioria dos
alunos não reclamaram do calor.
e) Apareceu ao longe um vulto assustador. - Apareceu ao longe
vultos assustadores.
36. (UFG) Assinale a única frase que se preenche corretamente
apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.
a) Muitos de nós __________ pela alfabetização dos povos.
(lutam lutamos)
b) A maioria dos indivíduos __________ com uma vida digna. (sonha sonham)
c) __________ se,
antigamente a leis extremamente severas. (Obedecia Obedeciam)
d) __________ da ignorância o subdesenvolvimento e a miséria.
(Nasce Nascem)
e) __________ se lado a
lado a miséria e a doença. (Encontra
Encontram)
37. (FURRN) Ora, ______ meses que não ______ na escola fatos como
aquele que até agora nos ______ .
a) faz – ocorrem – perturbam.
b) fazem – ocorre – perturbam.
c) fazem – ocorre – perturba.
d) faz – ocorre – perturbamos.
e) faz – ocorrem – perturba.
38. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal
contraria a norma culta:
a) Ouviram se as notícias mais desencontradas.
b) Trata se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o
presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.
39. (UEBA) A alternativa em que o verbo entre parênteses deve
ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular é:
a) (Chover) confetes na festa de aniversário de Maria.
b) Tu não (dever) te preocupar com a vida dos outros.
c) (Acontecer) coisas estranhas naquela festa.
d) No tempo de Cristo (haver) muitas pessoas incrédulas.
e) Não (restar) mais dúvidas sobre a autoria do crime.
40. (FURG) Indique a alternativa que preenche adequadamente as
lacunas da frase:
“_________ anos que o homem se pergunta: se não _________ medos,
como _________ esperanças?”
a) Faz – houvesse – existiriam.
b) Fazem – houvesse – existiriam.
c) Fazem – houvessem – existiriam.
d) Faz – houvesse – existia.
e) Faz – houvessem – existiria.
GABARITOS
01. C 11. B 21.
D 31.
C
02. A 12. A 22.
A 32.
D
03. C 13. A 23. D 33.
B
04. D 14. C 24.
B 34.
D
05. B 15. A 25.
B 35.
E
06. B 16.
C 26.
E 36.
C
07. A 17. B 27.
C 37.
A
08. C 18. C 28.
A 38.
C
09. C 19. A 29.
B 39.
D
10. A 20. C 30. E 40.
A
Exercícios de Sintaxe
1.
(UFMS 2010)
Faça
uma análise sintática da oração abaixo e, a seguir, assinale a(s)
proposição(ões) correta(s).
A
ordem, meus amigos, é a base do governo.
1)
A ordem é sujeito
simples; é a base do governo é predicado nominal.
2)
A expressão meus
amigos é aposto.
4)
A, meus, a, do
governo são adjuntos adnominais.
8)
é – verbo
transitivo direto.
16)
a base do governo é predicativo do
objeto.
2.(MACK-SP)
Em: “ – Perdi a mala! – um diz de cara acabrunhada”, um tem a função
sintática de:
A)
adjunto adnominal
B)
sujeito simples
C)
adjunto adverbial
D)
aposto
E)
numeral
3. (PUC-SP)
Dê a função sintática do termo destacado em: “Depressa esqueci o Quincas
Borba”.
A)
objeto direto.
B)
sujeito.
C)
agente da passiva.
D)
adjunto adverbial.
E)
aposto.
4.(Mack-SP)
Aponte a alternativa que expressa a função sintática do termo destacado:
“Parece enfermo, seu irmão”.
A)
sujeito.
B)
objeto direto.
C)
predicativo do sujeito.
D)
adjunto adverbial.
E)
adjunto adnominal.
5. (Mack-SP)
“Não se fazem motocicletas como antigamente”. O termo destacado funciona
como:
A)
objeto indireto.
B)
objeto direto.
C)
adjunto adnominal
D)
vocativo.
E)
sujeito.
6 - (UFPI)
“Jatene está convicto de suas ideias”.
“ Os
setores do governo discordam do modelo proposto”.
Os
termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente:
A)
complemento nominal –
objeto indireto – adjunto adnominal.
B)
objeto indireto –
adjunto adnominal – complemento nominal.
C)
adjunto adnominal –
adjunto adnominal – objeto indireto.
D)
complemento nominal –
complemento nominal – objeto indireto.
E)
complemento
nominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
7. ESPM-SP)
Observe os termos destacados das opções que se seguem e identifique a
alternativa que apresenta a classificação correta da função sintática.
Sempre
esteve acostumada ao luxo.
Naquela
época ainda obedecia aos pais.
Esta
roupa não está adequada à ocasião.
Os
velhos soldadinhos de chumbo foram esquecidos.
A)
complemento nominal –
complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal.
B)
objeto indireto – objeto
indireto – objeto indireto – complemento nominal.
C)
objeto indireto –
complemento nominal – complemento nominal – adjunto adnominal.
D)
complemento nominal –
objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.
E)
adjunto adnominal
– objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.
8. (UAAM-
adaptada)
“Daqui
estou vendo o amor
Irritado,
desapontado”
(Carlos
Drummond de Andrade)
Identifique
a alternativa que traz, respectivamente, a classe gramatical e a
função sintática das palavras destacadas:
A)
verbo – objeto direto.
B)
adjetivo – predicativo.
C)
verbo – predicativo.
D)
advérbio – objeto
direto.
E)
substantivo –
predicativo.
9.
Classifique os complementos verbais das frases a seguir, numerando,
convenientemente, os parênteses:
objeto
direto
objeto
indireto
objeto
direto e indireto
predicativo
do sujeito
adjunto
adverbial
(
) Enviei uma carta ao presidente da Associação.
(
) Ninguém é feliz aqui.
(
) Carla chegou em casa.
(
) Assistimos ao filme “Eclipse” na sessão das 15h.
(
) O taxista bateu o carro.
A
sequência correta é:
A)
3-4-5-2-1
B)
4-3-5-1-2
C)
3-5-4-2-1
D)
3-4-1-5-2
E)
4-3-1-5-2
10. Assinale
a opção que classifica corretamente a função dos termos destacados nas orações:
“Conheço
aqueles dois rapazes”.
“Talvez
alguém descubra a verdade”.
“O
cofre foi arrombado pelos bandidos”.
A)
adjunto adnominal –
adjunto adverbial – objeto indireto.
B)
objeto direto – adjunto
adverbial – objeto indireto.
C)
adjunto adnominal –
adjunto adverbial – agente da passiva.
D)
adjunto adnominal –
sujeito – agente da passiva.
E)
objeto direto –
sujeito – objeto indireto.
11. Classifique
os termos em destaque nas orações que se seguem, de acordo com o seguinte
código:
1.
predicativo 2. adjunto adnominal.
(
) O poeta ficou bêbedo.
(
) O poeta bêbedo caminhou pela praça.
(
) O poeta caminhou bêbedo pela praça.
(
) Os alunos desconfiados deixaram o colégio.
(
) Os alunos deixaram o colégio desconfiados.
(
) Os alunos continuam desconfiados.
A
alternativa que corresponde a sequência correta é:
A)
1,1,2,1,2,2
B)
1,2,1,2,1,1
C)
2,1,2,1,2,1
D)
1,2,2,2,1,1
E)
2,1,1,1,2,2
12. Dê a função sintática dos termos assinalados pelas aspas:
"O lucro", que é um dos incentivos do sistema, foi
"excelente".
a) objeto direto - adjunto adverbial.
b) sujeito - predicativo do sujeito.
c) sujeito - predicativo do objeto.
d) predicativo do sujeito - predicativo do objeto.
b) sujeito - predicativo do sujeito.
c) sujeito - predicativo do objeto.
d) predicativo do sujeito - predicativo do objeto.
13. "Pagam bem lá?" Nesta oração o sujeito é:
a) Oculto
b) simples
c) indeterminado
d) oração sem sujeito
b) simples
c) indeterminado
d) oração sem sujeito
14. "Em nossa terra não se vive senão de política."
Nesta oração o sujeito é:
a) Indeterminado
b) oração sem sujeito
c) oculto
d) simples
b) oração sem sujeito
c) oculto
d) simples
15. "Afinal, lá se está sempre contente." Nesta
oração o tipo de sujeito é:
a) Oculto
b) composto
c) determinado
d) indeterminado
b) composto
c) determinado
d) indeterminado
16. "Precisa-se de operários para a obra." Nesta
oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito
17. "Os livros escolares devem ser tratados com
carinho." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito
18. (URCA) Na frase: “E se eu soubesse que ela me traía?”,
a oração destacada possui valor sintático de:
a) objeto direto
b) complemento nominal
c) sujeito
d) predicativo
e) aposto
19. (URCA) Em “Se eu tivesse uma prova de que Madalena era
inocente, dar-lhe-ia uma vida como ela nem imaginava.”, a segunda oração é
classificada como:
a) principal
b) subordinada substantiva completiva nominal
c) subordinada substantiva predicativa
d) coordenada assindética
e) coordenada sindética conclusiva
20. Nas orações a seguir, encontra-se a palavra
se, que, ao atribuir valores diversos ao verbo, classifica-se em:
A–
Pronome reflexivo;
B–
Partícula apassivadora;
C–
Índice de indeterminação do sujeito;
1–
Anunciou-se
a
chegada do carro de boi;
2–
Os animais se espantaram;
3–
Distribuíram-se tamboretes aos visitantes;
4–
O Mestre levantou-se;
5–
No Santa Rosa, vive-se bem.
Assinale
a seqüência correta:
a)
1A; 2B; 3C ;
4B; 5B;
b)
1B; 2B; 3A; 4A; 5C ;
c)
1C ; 2C ; 3B; 4A; 5B;
d)
1B; 2A; 3B; 4A; 5C ;
e)
1C ; 2B; 3A;
4A; 5A.
EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CLASSES
GRAMATICAIS
1. (IBGE) Assinale o par de frases em que as
palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente:
a)A imigração tornou-se necessária. / É dever
cristão praticar o bem.
b) A Inglaterra é responsável por sua
economia. / Havia muito movimento na praça.
c) Fale sobre tudo o que for preciso. / O
consumo de drogas é condenável.
d) Pessoas inconformadas lutaram pela
abolição. / Pesca-se muito em Angra dos Reis.
e) Os prejudicados não tinham o direito de
reclamar. / Não entendi o que você
disse.
2. (FESP
– SP) Assinale a alternativa que contenha substantivos, respectivamente, abstrato,
concreto e concreto:
a)
fada, fé, menino.
b) fé,
fada, beijo.
c) beijo,
fada, menino.
d) amor,
pulo, menino.
e)
menino, amor, pulo.
3–
Assinale a alternativa que os substantivos estão flexionados no plural incorretamente:
a)
más-línguas, bananas-maçã
b)
cachorros-quentes, pombos-correio
c)
grão-duques, tico-ticos
d)
bananas-maçãs, altos-falantes
e) terças-feiras,
pés-de-moleque
4.
EFOA-MG – “...onde predomina o corte de cabelo afro-oxigenado.”
A
concordância do adjetivo destacado acima com o substantivo a que se refere
manteve-se correta em:
a)
cabelos afros-oxigenados
b)
cabeleiras afras-oxigenadas
c)
cabelos afros-oxigenados
d)
cabeleiras afra-oxigenadas
e)
cabelos afro-oxigenados
5. (TTN) Observe as palavras grifadas da seguinte
frase: "Encaminhamos a V. Senhoria cópia autêntica do Edital
nº 19/82." Elas são, respectivamente:
a) verbo, substantivo, substantivo d) pronome,
adjetivo, substantivo
b) verbo, substantivo, advérbio e) pronome,
adjetivo, adjetivo
c) verbo, substantivo, adjetivo
6. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução
grifada tem valor adjetivo:
a) "Comprei móveis e objetos diversos que
entrei a utilizar com receio."
b) "Azevedo Gondim compôs sobre ela dois
artigos."
c)"Pediu-me com voz baixa cinqüenta mil
réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o
dínamo, as serras..."
e)"Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem
escrúpulos não se apoderassem do que era delas."
7. (UFJF-MG) Assinale a alternativa onde aparecem
substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato:
a) água, vinho d) Jesus, abaixo-assinado
b) Pedro, Jesus e) Nova Iorque, Deus
c) Pilatos, verdade
8. (UNIFOR-CE) Na frase: "Passaram dois homens
a discutir, um a gesticular e o
outro com a cara vermelha", o termo a está
empregado, sucessivamente, como:
a) artigo, preposição preposição
b) pronome, preposição, artigo
c) preposição, preposição, artigo
d) preposição, pronome, preposição
e) preposição, artigo, preposição
9. (UE PONTA GROSSA-PR) As formas que traduzem
vivamente os sentimentos
súbitos, espontâneos e instintivos dos falantes são
denominados:
a) conjunções d) locuções
b) interjeições e) coordenações
c) preposições
10. (UNB-DF) Assinale a frase em que
"meio" funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo. d) Parou no meio da rua.
b) Achei-o meio triste. e) Comprou um metro e meio.
c) Descobri o meio de acertar.
11. (FESP) Assinale a alternativa correspondente à
classe gramatical da palavra a,
respectivamente: Esta gravata é a que recebi; Estou
disposto a tudo; Fiquei contente
com a nota; Comprei-a logo que a vi.
a) artigo - artigo - preposição - preposição
b) preposição - artigo - pronome demonstrativo -
artigo
c) pronome demonstrativo - preposição - artigo -
pronome pessoal
d) pronome pessoal - preposição - artigo - pronome
pessoal
e) nenhuma das alternativas
12. (FMU) Procure e assinale a única alternativa em
que há erro, quanto ao
problema do emprego do artigo:
a) Nem todas opiniões são valiosas.
b) Disse-me que conhece todo o Brasil.
c) Leu todos os dez romances do escritor.
d) Andou por todo Portugal.
e) Todas cinco, menos uma, estão corretas.
13. (FMU) Triplo e tríplice são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo
b) ambos ordinais
c) ambos cardinais
d) ambos multiplicativos
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo
14. (CESGRANRIO) Assinale a oração em que o termo
cego(s) é um adjetivo:
Os cegos habitantes de um mundo esquemático, sabem
onde ir...
O cego de Ipanema representava naquele momento todas
as alegorias da noite
escura da alma ...
Todos os cálculos do cego se desfaziam na
turbulência do álcool.
Naquele instante era só um pobre cego.
... da Terra que é um globo cego girando no caos.
15. (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro:
a) Li a notícia no Estado de São Paulo.
b) Li a notícia em O Estado de São Paulo.
c) Esta notícia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa notícia em A Gazeta
e) Foi em O Estado de São Paulo que li a notícia.
16. (ESAN-SP) Em qual dos casos o artigo denota
familiaridade:
a) O Amazonas é um rio imenso.
b) D. Manoel, o Venturoso, era bastante esperto.
c) O Antônio comunicou-se com o João.
d) O professor João Ribeiro está doente.
e) Os Lusíadas são um poema épico.
17. (ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor
de qualificativo:
a) Estes são os candidatos de que lhe falei.
b) Procure-o, ele é o médico.
c) Certeza e exatidão, estas qualidades não as
tenho.
d) Os problemas que o afligem não me deixam
descuidado.
e) Muita é a procura; pouca a oferta.
18. (UNISINOS) O item em que a locução adjetiva não
corresponde ao adjetivo
dado é:
a) hibernal - de inverno d) docente - do professor
b) filatélico - de folhas e) onírico - de sonho
c) discente - de aluno
19. (UEPG-PR) Na oração: "Certos amigos não
chegaram a ser jamais amigos
certos", o termo destacado é sucessivamente:
a) adjetivo e pronome
b) pronome adjetivo e adjetivo
c) pronome substantivo e pronome adjetivo
d) pronome adjetivo e pronome indefinido
e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto
20. (UM-SP) Embora todas as conjunções sejam
aditivas, uma oração apresenta
idéia de adversidade:
a) Não achou os documentos e nem as fotocópias.
b) Queria estar atento à palestra e o sono chegou.
c) Não só aprecio a Medicina como também a
Odontologia.
d) Escutei o réu e lhe dei razão.
e) Não só escutei o réu mas também lhe dei razão.
21. (FAZLES-SP) Assinale a função morfológica de
caro em "Ele vendeu caro as
mercadorias".
a) substantivo d) pronome
b) adjetivo e) preposição
c) advérbio
22. (OBJETIVO) Assinale a opção em que o termo
destacado, quando posposto ao
substantivo, muda de significado e passa a pertencer
a outra classe de palavras:
a) complicada solução d) certos lugares
b) inapreciável valor e) engenhosos métodos
c) extraordinária capacidade
23. (FUVEST) "... levaram a adotar";
"a sua morte..."; "... não a pôs..." As três
ocorrências do a são, respectivamente:
a) preposição, pronome, preposição d) artigo,
artigo, preposição
b) pronome, artigo, preposição e) artigo, pronome,
pronome
c) preposição, artigo, pronome
24. (BB) Morfologicamente, a expressão sublinhada na
frase abaixo é classificada
como locução - Estava à toa na vida ...
a) adjetiva d) conjuntiva
b) adverbial e) substantiva
c) prepositiva
25. (BB) Única oração contendo, simultaneamente,
pronome, advérbio e
preposição:
a) João viajou ontem com a esposa.
b) Não queremos partir agora.
c) Ele é muito bom quando sóbrio.
d) O que me pede está muito difícil de conseguir.
e) Hoje os atletas correrão por aqui.
Exercícios Processos de formação de palavras
Faça os exercícios sobre o processo de formação das palavras e prepare-se para
as provas. Além disso, o conhecimento sobre o processo
de formação das palavras da nossa língua irão lhe ajudar a entender a matéria e desenvolver um
raciocínio lógico em relação à identificação e interpretação.
1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo
processo:
a) ajoelhar / antebraço / assinatura
b) atraso / embarque / pesca
c) o jota / o sim / o tropeço
d) entrega / estupidez / sobreviver
e) antepor / exportação / sanguessuga
2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por:
a) hibridismo d) parassíntese
b) aglutinação e) derivação regressiva
c) justaposição
3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosas
e) desatarraxou - estremeceu
4. (UE-PR) "Sarampo" é:
a) forma primitiva
b) formado por derivação parassintética
c) formado por derivação regressiva
d) formado por derivação imprópria
e) formado por onomatopéia
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de
formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde
à seqüência numérica encontrada:
( ) aguardente 1) justaposição
( ) casamento 2) aglutinação
( ) portuário 3) parassíntese
( ) pontapé 4) derivação sufixal
( ) os contras 5) derivação imprópria
( ) submarino 6) derivação prefixal
( ) hipótese
a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1 d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6 e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6
c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6
6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de
chapechape:
a) zunzum d) tlim-tlim
b) reco-reco e) vivido
c) toque-toque
7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação
imprópria?
Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens,
bobagens!
Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva.
8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
b) solução, passional, corrupção, visionário
c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são
formadas por:
a) derivação d) composição
b) onomatopéia e) prefixação
c) hibridismo
10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por
prefixação:
a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antípoda, prever
b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever
c) remeter, conter, antegozar
11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:
a) prefixal d) parassintética
b) sufixal e) imprópria
c) regressiva
12. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo
radical:
a) noite, anoitecer, noitada d) festa, festeiro, festejar
b) luz, luzeiro, alumiar e) riqueza, ricaço, enriquecer
c) incrível, crente, crer
13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação
parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o
processo de formação de palavras indicado, exceto em:
a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante?
b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri.
c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta.
d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente.
e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar.
15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não
brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
c) dois elementos formados por justaposição
d) dois elementos formados por aglutinação
e) n.d.a
16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas
por justaposição, aglutinação e parassíntese:
a) varapau - girassol - enfaixar
b) pontapé - anoitecer - ajoelhar
c) maldizer - petróleo - embora
d) vaivém - pontiagudo - enfurece
e) penugem - plenilúdio - despedaça
17. (UF SÃO CARLOS) Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a
alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e
derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
embarque
histórico
cruzes!
porquê
fala
sombrio
a) 2-5, 1-4, 3-6 d) 2-3, 5-6, 1-4
b) 1-4, 2-5, 3-6 e) 3-6, 2-5, 1-4
c) 1-5, 3-4, 2-6
18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e
"... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos grifados
são formados, respectivamente, a partir de processos de:
a) derivação prefixal e derivação sufixal
b) composição por aglutinação e derivação prefixal
c) derivação sufixal e composição por justaposição
d) derivação sufixal e derivação prefixal
e) derivação parassintética e derivação sufixal
19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo
processo de composição é:
a) passatempo - destemido - subnutrido
b) pernilongo - pontiagudo - embora
c) leiteiro - histórico - desgraçado
d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
e) planalto - aguardente - passatempo
20. (UNISINOS) O item em que a palavra não está corretamente classificada
quanto ao seu processo de formação é:
a) ataque - derivação regressiva
b) fornalha - derivação por sufixação
c) acorrentar - derivação parassintética
d) antebraço - derivação prefixal
e) casebre - derivação imprópria
21. (FUVEST) Nas palavras: atenuado, televisão, percurso temos,
respectivamente, os seguintes processos de formação das palavras:
a) parassíntese, hibridismo, prefixação
b) aglutinação, justaposição, sufixação
c) sufixação, aglutinação, justaposição
d) justaposição, prefixação, parassíntese
e) hibridismo, parassíntese, hibridismo
22. (UF-UBERLÂNDIA) Em qual dos itens abaixo está presente um caso de derivação
parassintética:
a) operaçãozinha d) assustadora
b) conversinha e) obrigadinho
c) principalmente
23. (OBJETIVO) "O embarque dos passageiros será feito no aterro". Os
dois termos sublinhados representam, respectivamente, casos de:
a) palavra primitiva e palavra primitiva
b) conversão e formação regressiva
c) formação regressiva e conversão
d) derivação prefixal e palavra primitiva
e) formação regressiva e formação regressiva
24. (UFF-RIO) O vocábulo catedral, do ponto de vista de sua formação é:
a) primitivo
b) composto por aglutinação
c) derivação sufixal
d) parassintético
e) derivado regressivo de catedrático
24. (PUC) Assinale a classificação errada do processo de formação indicado:
a) o porquê - conversão ou derivação imprópria
b) desleal - derivação prefixal
c) impedimento - derivação parassintética
d) anoitecer - derivação parassintética
e) borboleta - primitivo
25. (UF-PR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão "o canto das
sereias" é:
a) composição por justaposição d) derivação sufixal
b) derivação regressiva e) palavra primitiva
c) derivação prefixal
26. (ES-UBERLÂNDIA) Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese
(derivação parassintética), exceto:
a) endireitar d) desvalorizar
b) atormentar e) soterrar
c) enlouquecer
27. (FUVEST) Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo
formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
a) perfeitamente varrendo d) atrevimento ignorância
b) provavelmente erro e) proveniente furtado
c) lentamente explicação
28. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz,
por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três
cognatos:
a) alguém - algo - algum
b) ler, leitura - lição
c) ensinar - ensino, ensinamento
d) candura - cândido - incandescência
e) viver - vida - vidente
29. (FCMSC-SP) As palavras expatriar, amoral, aguardente, são formadas por:
a) derivação parassintética, prefixal, composição por aglutinação
b) derivação sufixal, prefixal, composição por aglutinação
c) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
d) derivação parassintética, sufixal, composição por aglutinação
e) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
30. (MACK) As palavras entardecer, desprestígio e oneroso, são formadas,
respectivamente, por:
a) prefixação,sufixação e parassíntese
b) sufixação, prefixação e parassíntese
c) parassíntese, sufixação e prefixação
d) sufixação, parassíntese e prefixação
e) parassíntese, prefixação e sufixação
31. (FUVEST) Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras:
a) vendavais, naufrágios, polêmicas
b) descompõem, desempregados, desejava
c) estendendo, escritório, espírito
d) quietação, sabonete, nadador
e) religião, irmão, solidão
32. (TRE-ES) Quem possui inveja é:
a) invejozo d) invejoso
b) invejeiro e) invejador
c) invejado
33. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de
formação das palavras sem-terra, sertanista e desconhecido:
composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por prefixação
e sufixação
composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por
parassíntese
composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por sufixação
composição por justaposição, derivação por sufixação e composição por
aglutinação
composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por prefixação
34. (FUVEST) Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo
formador de advérbio:
a) desesperança d) extremamente
b) pessimismo e) sociedade
c) empobrecimento
35. (CESGRANRIO) Os vocábulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao
processo de formação de palavras, respectivamente, em:
a) parassíntese - prefixação
b) parassíntese - parassíntese
c) prefixação - parassíntese
d) sufixação - prefixação e sufixação
e) prefixação e sufixação - prefixação
36. (PUC) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna
da direita com a da esquerda:
( 1 ) derivação imprópria ( ) desenredo
( 2 ) prefixação ( ) narrador
( 3 ) prefixação e sufixação ( ) infinitamente
( 4 ) sufixação ( ) o voar
( 5 ) composição por justaposição ( ) pão de mel
a) 3, 4, 2, 5, 1 d) 2, 4, 3, 5, 1
b) 2, 4, 3, 1, 5 e) 4, 1, 5, 2, 3
c) 4, 1, 5, 3, 2
37. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que as duas palavras
são formadas por parassíntese:
a) indisciplinado - desperdiçar
b) incineração - indescritível
c) despedaçar - compostagem
d) endeusado - envergonhar
e) descamisado - desonestidade
38. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à formação das seguintes
palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal.
a) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação
b) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação
c) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese
d) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação
e) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição
39. (CESGRANRIO) As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível foram
formadas, respectivamente, pelos processos de:
a) sufixação - prefixação - parassíntese
b) sufixação - derivação regressiva - prefixação
c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação
d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação
e) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese
40. (PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de:
a) embalançar d) encobrir
b) abstrair e) perfurar
c) encaixotar
Gabarito
1 - B 11 - C 21 - A 31 - D
2 - B 12 - B 22 - D 32 - D
3 - B 13 - E 23 - E 33 - A
4 - C 14 - A 24 - C 34 - D
5 - E 15 - C 25 - B 35 - A
6 - E 16 - D 26 - D 36 - B
7 - D 17 - C 27 - E 37 - D
8 - A 18 - D 28 - C 38 - B
9 - D 19 - B 29 - A 39 - D
10 - E 20 - E 30 - E 40 - C
Exercícios: orientações ortográficas
1.
Estão corretamente empregadas as palavras na frase:
a)
Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário.
b) Ele agiu com muita descrição.
c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
d) Ele cantou uma área belíssima.
e) Utilizamos as salas com exatidão.
b) Ele agiu com muita descrição.
c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
d) Ele cantou uma área belíssima.
e) Utilizamos as salas com exatidão.
2.
Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula,
exceto:
a) Nos
nomes dos meses quando estiverem nas datas.
b) No começo de período, verso ou alguma citação direta.
c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie
d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral.
e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.
b) No começo de período, verso ou alguma citação direta.
c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie
d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral.
e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.
3.
Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a)
fanatizar - analizar - frizar.
b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisar.
d) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.
b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisar.
d) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.
a)
hidrólise - hidrolisar.
b) comércio - comercializar.
c) ironia - ironizar.
d) catequese - catequisar.
e) análise - analisar.
b) comércio - comercializar.
c) ironia - ironizar.
d) catequese - catequisar.
e) análise - analisar.
5.
Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há
erro de grafia:
a) A
Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza.
b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa.
c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua."
d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra " (Manuel Bandeira).
e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.
b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa.
c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua."
d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra " (Manuel Bandeira).
e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.
6.
Marque a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a)
enxotar - trouxa - chícara.
b) berinjela - jiló - gipe.
c) passos - discussão - arremesso.
d) certeza - empresa - defeza.
e) nervoso - desafio - atravez.
b) berinjela - jiló - gipe.
c) passos - discussão - arremesso.
d) certeza - empresa - defeza.
e) nervoso - desafio - atravez.
a) O
experto disse que fora óleo em excesso.
b) O assessor chegou à exaustão.
c) A fartura e a escassez são problemáticas.
d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.
b) O assessor chegou à exaustão.
c) A fartura e a escassez são problemáticas.
d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.
8.
Assinale a opção em que a palavra está incorretamente grafada:
a)
duquesa.
b) magestade.
c) gorjeta.
d) francês.
e) estupidez.
b) magestade.
c) gorjeta.
d) francês.
e) estupidez.
9. Dos
pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma
letra sublinhada na primeira é:
a) vez
/ reve___ar.
b) propôs / pu__ eram.
c) atrás / retra __ ado.
d) cafezinho/ blu __ inha.
e) esvaziar / e___ tender.
b) propôs / pu__ eram.
c) atrás / retra __ ado.
d) cafezinho/ blu __ inha.
e) esvaziar / e___ tender.
10.
Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
a)
pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) __utar / frou__o / mo__ila.
d) fle__a / en__arcar / li__ar.
e) me__erico / en__ame / bru__a.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) __utar / frou__o / mo__ila.
d) fle__a / en__arcar / li__ar.
e) me__erico / en__ame / bru__a.
11.
Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:
a)
dejeto.
b) ogeriza.
c) vadear.
d) iminente.
e) vadiar.
b) ogeriza.
c) vadear.
d) iminente.
e) vadiar.
a)
fixação - rendição - paralisação.
b) exceção - discussão - concessão.
c) seção - admissão - distensão.
d) presunção - compreensão - submissão.
e) cessão - cassação - excurção.
b) exceção - discussão - concessão.
c) seção - admissão - distensão.
d) presunção - compreensão - submissão.
e) cessão - cassação - excurção.
13. Assinale
a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a)
analizar - economizar - civilizar.
b) receoso - prazeirosamente - silvícola.
c) tábua - previlégio - marquês.
d) pretencioso - hérnia - majestade.
e) flecha - jeito - ojeriza.
b) receoso - prazeirosamente - silvícola.
c) tábua - previlégio - marquês.
d) pretencioso - hérnia - majestade.
e) flecha - jeito - ojeriza.
14.
(CFC/95) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do
seguinte período: "Em _____ plenária, estudou-se a _____ de terras a _____
japoneses."
a)
seção - cessão - emigrantes
b) cessão - sessão - imigrantes
c) sessão - secção - emigrantes
d) sessão - cessão - imigrantes
b) cessão - sessão - imigrantes
c) sessão - secção - emigrantes
d) sessão - cessão - imigrantes
15.
(CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:
a)
enxofre, exceção, ascensão
b) abóbada, asterisco, assunção
c) despender, previlégio, economizar
d) adivinhar, prazerosamente, beneficente
b) abóbada, asterisco, assunção
c) despender, previlégio, economizar
d) adivinhar, prazerosamente, beneficente
16.
(CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:
a)
beleza, duquesa, francesa
b) estrupar, pretensioso, deslizar
c) esplêndido, meteorologia, hesitar
d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira
b) estrupar, pretensioso, deslizar
c) esplêndido, meteorologia, hesitar
d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira
17.
(CFC/96) Assinalar a alternativa correta quanto à grafia das palavras:
a)
atraz - ele trás
b) atrás - ele traz
c) atrás - ele trás
d) atraz - ele traz
b) atrás - ele traz
c) atrás - ele trás
d) atraz - ele traz
18.
(CESD/97) Assinalar a alternativa que completa as lacunas da frase abaixo, na
ordem em que aparecem. "O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de
uma sociedade _____ justa ainda permanecem".
a) mas
- mas
b) mais - mas
c) mas - mais
d) mais - mais
b) mais - mas
c) mas - mais
d) mais - mais
19.
(CFS/97) O antônimo para a expressão "época de estiagem" é:
a)
tempo quente
b) tempo de ventania
c) estação chuvosa
d) estação florida
b) tempo de ventania
c) estação chuvosa
d) estação florida
20.
(CFS/96) Quanto à sinonímia, associar a coluna da esquerda com a da direita e
indicar a seqüência correta.
1 -
insigne ( ) ignorante
2 - extático ( ) saliente
3 - insipiente ( ) absorto
4 - proeminente ( ) notável
2 - extático ( ) saliente
3 - insipiente ( ) absorto
4 - proeminente ( ) notável
21.
(BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões".
a) 5 acentos d) 2 acentos
b) 4 acentos e) 1 acento
c) 3 acentos
22.
(UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por
serem oxítonos:
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó
23.
(SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente:
a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s
e) proparoxítona e proparoxítona
24.
(FJN) Em qual das alternativas as palavras estão com a acentuação gráfica
CORRETA?
a)
imundície, enjôos, sandúiche
b)
chapéu, môsca, coronéis
c)
caratér, bençao, impossível
d)
jibóia, núcleo, ritmo
e)
cajú, cajá, café
PONTUAÇÃO
1. Assinale a opção em que a supressão das vírgulas alteraria o sentido
do anunciado:
a) os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados;
b) alguns pesquisadores,que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos;
c) torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico;
d) a atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica;
e) por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência.
2. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:
“Quando se trata de trabalho científico ___ duas coisas devem ser consideradas ____ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece ___ a outra é o valor prático que possa ter.
a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula
b) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) pontos vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, vírgula, vírgula.
3. Assinale o exemplo em que há emprego incorreto da vírgula:
a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) não sabia, por que todos lhe viravam o rosto;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, por que não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.
4. Assinale o trecho sem erro de pontuação:
a) vimos pela presente solicitar de V.Sas., que nos informe a situação econômica da firma em questão;
b) cientificamo-lo de que na marcha do processo de restituição de suas contribuições, verificou-se a ausência da declaração de beneficiários;
c) o Instituto de Previdência do Estado, vem solicitar de V.Sa. o preenchimento da declaração;
d) encaminhamos a V.Sa., para o devido preenchimento, o formulário em anexo;
e) estamos remetendo em anexo, o formulário.
5. Assinale as frases em que as vírgulas estão incorretas:
a) ora ríamos, ora chorávamos;
b) amigos sinceros, já não os tinha;
c) a parede da casa, era branquinha branquinha;
d) Paulo, diga-me o que sabe a respeito do caso;
e) João, o advogado, comprou, ontem, uma casa.
6. Observe:
1) depois de muito pedir ( ) obteve o que desejava;
2) se fosse em outras circunstâncias ( ) teria dado tudo certo;
3) exigiam-me o que eu nunca tivera ( ) uma boa educação;
4) fez primeiramente seus deveres ( ) depois foi brincar;
Assinale a alternativa que preencha mais adequadamente os parênteses:
a) (;) (,) (:) (;);
b) (,) (;) (:) (;);
c) (,) (,) (:) (;);
d) (?) (,) (,) (:);
e) (,) (;) (.) (;).
7. Assinale o item em que as vírgulas estão empregadas corretamente:
I - Foi ao fundo da farmácia, abriu um vidro, fez um pequeno embrulho e entregou ao homem.
II - A sua fisionomia estava serena, o seu aspecto tranqüilo.
III - E o farmacêutico, sentindo-se aliviado do seu gesto, sentira-se feliz diante de suas lembranças.
IV - Quando, vi que não servia, dei às formigas, e nenhuma morreu.
a) I - IV;
b) II - III;
c) II - IV;
d) I - II;
e) I - III.
8.A frase: “O assunto desta reunião - voltou a afirmar o presidente - é sigiloso”.
Qual das alternativas apresenta as possibilidades corretas dentre as numeradas de I a V?
I - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente ...) é sigiloso.
II - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente) é sigiloso.
III - O assunto desta reunião, voltou a afirmar o presidente, é sigiloso.
V - O assunto desta reunião: voltou a afirmar o presidente: é sigiloso.
a) I, II, III, IV, V;
b) II, IV;
c) I, III, V;
d) I, IV, V;
e) II, IV, V.
9.Em seguida vai um pequeno trecho de Machado de Assis, pontuado de diversos modos. Só uma vez a pontuação estará de acordo com as normas gramaticais. Assinale-a:
a) homem gordo, não faz revolução. O abdômen, é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir, um império: mas há de ser antes do jantar;
b) homem gordo não faz revolução. O abdômen é naturalmente amigo da ordem; o estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
c) homem gordo não faz revolução, o abdômen é, naturalmente, amigo da ordem. O estômago, pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
d) homem gordo não faz revolução: o abdômen e naturalmente, amigo da ordem. O estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
e) homem gordo não faz revolução: o abdômen é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir um império mas há de ser, antes do jantar.
10. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:
“Como amanhã será o nosso grande dia ___ duas coisas serão importantes ___ uma é a tranqüilidade ___ a outra é a observação minuciosa do que esta sendo solicitado”.
a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula;
b) vírgula, vírgula,vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, dois pontos, vírgula.
11. Assinale a série de sinais cujo emprego corresponde, na mesma ordem, aos parênteses indicados no texto:
“Pergunta-se ( ) qual é a ideia principal desse parágrafo ( ) A chegada de reforços ( ) a condecoração ( ) o escândalo da opinião pública ou a renúncia do presidente ( ) Se é a chegada de reforços ( ) que relação há ( ) ou mostrou seu autor haver ( ) entre esse fato e os restantes ( )”.
a) , , ? ? ? , , , .
b) : ? , , ? , ___ ___ ?
c) ___ ? , , . ___ ___ ___ .
d) : ? , . ___ , , , ?
e) : . , , ? , , , .
a) os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados;
b) alguns pesquisadores,que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos;
c) torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico;
d) a atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica;
e) por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência.
2. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:
“Quando se trata de trabalho científico ___ duas coisas devem ser consideradas ____ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece ___ a outra é o valor prático que possa ter.
a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula
b) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) pontos vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, vírgula, vírgula.
3. Assinale o exemplo em que há emprego incorreto da vírgula:
a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) não sabia, por que todos lhe viravam o rosto;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, por que não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.
4. Assinale o trecho sem erro de pontuação:
a) vimos pela presente solicitar de V.Sas., que nos informe a situação econômica da firma em questão;
b) cientificamo-lo de que na marcha do processo de restituição de suas contribuições, verificou-se a ausência da declaração de beneficiários;
c) o Instituto de Previdência do Estado, vem solicitar de V.Sa. o preenchimento da declaração;
d) encaminhamos a V.Sa., para o devido preenchimento, o formulário em anexo;
e) estamos remetendo em anexo, o formulário.
5. Assinale as frases em que as vírgulas estão incorretas:
a) ora ríamos, ora chorávamos;
b) amigos sinceros, já não os tinha;
c) a parede da casa, era branquinha branquinha;
d) Paulo, diga-me o que sabe a respeito do caso;
e) João, o advogado, comprou, ontem, uma casa.
6. Observe:
1) depois de muito pedir ( ) obteve o que desejava;
2) se fosse em outras circunstâncias ( ) teria dado tudo certo;
3) exigiam-me o que eu nunca tivera ( ) uma boa educação;
4) fez primeiramente seus deveres ( ) depois foi brincar;
Assinale a alternativa que preencha mais adequadamente os parênteses:
a) (;) (,) (:) (;);
b) (,) (;) (:) (;);
c) (,) (,) (:) (;);
d) (?) (,) (,) (:);
e) (,) (;) (.) (;).
7. Assinale o item em que as vírgulas estão empregadas corretamente:
I - Foi ao fundo da farmácia, abriu um vidro, fez um pequeno embrulho e entregou ao homem.
II - A sua fisionomia estava serena, o seu aspecto tranqüilo.
III - E o farmacêutico, sentindo-se aliviado do seu gesto, sentira-se feliz diante de suas lembranças.
IV - Quando, vi que não servia, dei às formigas, e nenhuma morreu.
a) I - IV;
b) II - III;
c) II - IV;
d) I - II;
e) I - III.
8.A frase: “O assunto desta reunião - voltou a afirmar o presidente - é sigiloso”.
Qual das alternativas apresenta as possibilidades corretas dentre as numeradas de I a V?
I - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente ...) é sigiloso.
II - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente) é sigiloso.
III - O assunto desta reunião, voltou a afirmar o presidente, é sigiloso.
V - O assunto desta reunião: voltou a afirmar o presidente: é sigiloso.
a) I, II, III, IV, V;
b) II, IV;
c) I, III, V;
d) I, IV, V;
e) II, IV, V.
9.Em seguida vai um pequeno trecho de Machado de Assis, pontuado de diversos modos. Só uma vez a pontuação estará de acordo com as normas gramaticais. Assinale-a:
a) homem gordo, não faz revolução. O abdômen, é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir, um império: mas há de ser antes do jantar;
b) homem gordo não faz revolução. O abdômen é naturalmente amigo da ordem; o estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
c) homem gordo não faz revolução, o abdômen é, naturalmente, amigo da ordem. O estômago, pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
d) homem gordo não faz revolução: o abdômen e naturalmente, amigo da ordem. O estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
e) homem gordo não faz revolução: o abdômen é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir um império mas há de ser, antes do jantar.
10. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:
“Como amanhã será o nosso grande dia ___ duas coisas serão importantes ___ uma é a tranqüilidade ___ a outra é a observação minuciosa do que esta sendo solicitado”.
a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula;
b) vírgula, vírgula,vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, dois pontos, vírgula.
11. Assinale a série de sinais cujo emprego corresponde, na mesma ordem, aos parênteses indicados no texto:
“Pergunta-se ( ) qual é a ideia principal desse parágrafo ( ) A chegada de reforços ( ) a condecoração ( ) o escândalo da opinião pública ou a renúncia do presidente ( ) Se é a chegada de reforços ( ) que relação há ( ) ou mostrou seu autor haver ( ) entre esse fato e os restantes ( )”.
a) , , ? ? ? , , , .
b) : ? , , ? , ___ ___ ?
c) ___ ? , , . ___ ___ ___ .
d) : ? , . ___ , , , ?
e) : . , , ? , , , .
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
12. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela
mesma regra de: também, incrível e caráter.
a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós
13. Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja
acentuado:
a) Onibus, orfão, taxi, saida
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) tactil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, maquina, Ipe
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) tactil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, maquina, Ipe
14. Assinale a opção em que as palavras, quanto à acentuação
gráfica, estejam agrupadas pelo mesmo motivo gramatical.
a) problemáticos, fácil, álcool
b) já, até, só
c) também, último, análises
d) porém, detêm, experiência
e) país, atribuíram, cocaína
b) já, até, só
c) também, último, análises
d) porém, detêm, experiência
e) país, atribuíram, cocaína
15. São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da
opção:
a) há - até - atrás
b) história - ágeis - você
c) está - até - você
c) ordinário - apólogo - insuportável
c) mágoa - ícone - número
b) história - ágeis - você
c) está - até - você
c) ordinário - apólogo - insuportável
c) mágoa - ícone - número
16. Todas as palavras devem ser acentuadas na alternativa:
a) pudico, pegada, rubrica
b) gratuito, avaro, policromo
c) abdomen, itens, harem
d) magoo, perdoe, ecoa
e) contribuia, atribuimos, caiste
b) gratuito, avaro, policromo
c) abdomen, itens, harem
d) magoo, perdoe, ecoa
e) contribuia, atribuimos, caiste
17. O ________ resulta da
__________ entre a alga e o fungo.
a) líquen, simbiose
b) liquen, simbiose
c) liquem, simbiose
d) líquen, simbióse
e) líquem, simbióse
b) liquen, simbiose
c) liquem, simbiose
d) líquen, simbióse
e) líquem, simbióse
18. Assinale o item em que as palavras estão acentuadas segundo a
mesma regra:
a) miúdo, pêndulo
b) história, distância
c) pedrês, porém
d) respeitável, pálpebra
e) Lucília, três
b) história, distância
c) pedrês, porém
d) respeitável, pálpebra
e) Lucília, três
GABARITO
1. B
2. C
3. D
4. D
5. C
6. C
7. E
8. B
9. B
10. C
11. B
12 A
13 B
14 E
15 C
16 E
17 A
18 B
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