quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Tema para dissertação: O papel da mídia na sociedade.

PROPOSTA 3. (UFV – 2007- adaptada)

O papel da mídia: a serviço da conscientização social ou do interesse privado?

Apresentamos, a seguir, quatro textos, que contêm opiniões, declarações e argumentos relacionados ao tema proposto. Atenção: utilize a coletânea, mas NÃO COPIE as ideias expostas nos fragmentos!

Fragmento 1
“A crise, sobretudo como ela é apresentada, não existe! Ela foi criada num momento que alguns julgaram interessante inventá-la. Um produto midiático.”
(Marilena Chauí, filósofa, em entrevista à revista Caros Amigos, em dezembro de 2005. Disponível em: http://www.carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 07 ago. 2006.)

Fragmento 2
“Esta fase será uma mancha na história da imprensa brasileira.”
(José Dirceu, a respeito da atuação da imprensa no episódio do mensalão. Caros Amigos, ano IX, n. 106, jan. 2006, capa.)

Fragmento 3
“A professora Marilena Chauí desculpe, mas, depois da continuação das políticas e contra-reformas neoliberais, das alianças com líderes e partidos de direita, dos fatos comprovados de corrupção e do afastamento de tantos dirigentes do PT e de tantos ministros e funcionários do governo Lula, não dá para nos consolar com a versão de que a crise política e ética do PT e do governo Lula é apenas um produto da mídia conservadora.”
(Duarte Pereira, leitor, em Caros Amigos, ano IX, n. 106, jan. 2006, Caros Leitores. Disponível em: http://www.carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 07 ago. 2006.)

Fragmento 4
“A mídia sempre esteve a favor do poder.”
(Mino Carta, jornalista editor da publicação semanal Carta Capital, em entrevista à revista Caros Amigos, em dezembro de 2005. Disponível em: http://www.carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 07 ago. 2006.)


Considere os trechos apresentados, além de suas próprias opiniões e conhecimentos sobre o assunto, e redija uma dissertação, com um mínimo de 20 e um máximo de 25 linhas. Dê um título ao seu texto.

Temas de redação Verbete (amor); carta argumentativa (lixo digital)

1- (UFC) Leia os textos abaixo:

Texto A
            “AMOR - Sentimento, variado em seus aspectos de comportamento e em conteúdo mental, mas que se acredita possuir qualidade específica e singular, cuja característica dominante é a feição e cuja finalidade é a associação íntima de outra pessoa com a pessoa amante, assim como a felicidade e o bem-estar dessa outra pessoa. (...)”        (CABRAL, Álvaro & NICK Eva. Dicionário técnico de psicologia. São Paulo: Cultrix. s/d)

Texto B
            “O amor é uma atividade, e não um afeto passivo; é um ‘erguimento’ e não uma ‘queda’. De modo mais geral, o caráter ativo do amor, antes de tudo, consiste em dar, e não receber”.
            (FROMM, Erich. A arte de amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1992)

Texto C
            “Amor é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente. É dor que destina sem doer”.
            (CAMÕES, Luís de. Lírica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992)

Os textos acima definem, cada um a seu modo, o termo amor. A definição que aparece em A é chamada de verbete, tipo de texto de que se constituem os dicionários e enciclopédias e que caracteriza, principalmente, por apresentar, de forma clara, coesa e coerente, os traços essenciais que caracterizam o termo.


Suponha que você foi convidado a produzir um verbete para um dicionário especializado em sentimentos. Crie uma definição do termo medo, em que você, objetivando caracterizar esse sentimento, descreve, dentre outros aspectos como, tipologia, forma de manifestação, causas e reações.

PROPOSTA 2.
QUESTÃO 02 UFMG -2005
Leia estes trechos:
TRECHO 1
As mazelas do usuário
Haja paciência para usar computadores hoje em dia. Mesmo os problemas de software do tipo interfaces complicadas, congelamentos constantes e erros diversos são menos maus do que os desconfortos de postura, iluminação, poluição sonora e outros que afetam nosso corpo durante o uso do computador.
Antigamente já foi muito pior, mas ainda hoje quem mexe com computador está realmente muito interessado ou não tem outra alternativa.
Lentamente, as cadeiras estão mais confortáveis, escrivaninhas mais adaptadas e monitores com taxa de atualização mais rápida, tudo isso cada vez mais barato. Porém, mesmo com esses avanços, não foi possível banir a dor nas costas, a lesão por esforço repetitivo (LER), o cansaço nos olhos e na mente.
van Amstel, Frederick. Disponível em: http://webinsider.uol.com.br. Acessado em 28 abr. 2004.

TRECHO 2
O destino do lixo digital
Um efeito da era digital que ninguém previu está tirando o humor dos ambientalistas. Até 2004, deverão ser descartados 315 milhões de micros em todo o planeta. O problema, no entanto, é maior do que o espaço que monitores ou teclados ocupam na lata do lixo. Muitas peças eletrônicas são feitas de metais pesados, como mercúrio, níquel, cádmio, arsênico e chumbo, com efeitos tóxicos para a saúde do ser humano.
LOPES, A. L. Galileu. São Paulo, n. 109, ago. 2000. p. 66.

REDIJA uma única carta aos autores dos Trechos 1 e 2, refutando os argumentos usados nesses trechos e apresentando uma opinião diferente da defendida por eles.

O VERBETE



Verbete, /ê/ s. m. 1. “Conjunto de acepções, exemplos e outras informações pertinentes contido numa entrada de dicionário, glossário, etc.” 2. “Nota ou comentário que foi registrado, anotado; apontamento, nota, anotação, registro” 3. “Ficha de arquivo (p. ex., em biblioteca)”

       É um tipo de texto encontrado principalmente em dicionários e enciclopédias e que  tem a função de definir o significado dos vocábulos. Possui caráter científico, por isso  a necessidade de que o autor dê um tratamento impessoal ao texto. Além da definição, os dicionários costumam agregar informações gramaticais tais como aspectos morfológicos, fonológicos, inclusive, relacionados à pronúncia do termo em questão.
No caso dos vestibulares, sabe-se que esse tipo de texto é cobrado de forma adaptada, mesmo assim, é necessário que o autor observe os condicionamentos relativos a ele.                  Além disso, é um texto em que predomina a função referencial da linguagem, pressupondo clareza, objetividade e cientificidade nas informações.
      Estruturalmente, o verbete pode ser escrito em parágrafos, normalmente, ou em forma de tópicos tal como ocorre nos dicionários. O autor, no vestibular, pode fazer uma abordagem denotativa e/ou conotativa do vocábulo, dependendo do condicionamento da proposta, entretanto, ele deve se ater ao essencial, respeitando a natureza do texto.


CARACTERÍSTICAS



  • Linguagem de acordo com a norma culta;
  • Impessoalidade;
  • Clareza, objetividade;
  • Coesão e coerência
  • Predomínio da ordem direta;
  • Função referencial;
  • Aspectos da exposição;
  • Ausência de persuasão



ESTRUTURA  (sugerida para redações escolares)

1.       Exposição nominal  do termo, seguido dos  aspectos gramaticais ;
2.       Definição principal, sucedida de outras que sejam pertinentes;



  EXEMPLO 

Apesar de não ser comum, este ano, várias localidades da região Nordeste sofreram com inundações. Diante disso, empresas, entidades, e pessoas se mobilizaram para prestar solidariedade às vítimas, amenizando a situação daqueles que se encontravam desabrigados. Supondo que você  tenha  convidado a participar de uma coletânea que será lançada em prol dessas vítimas, defina o verbete solidariedade .


Solidariedade

       Solidariedade, substantivo feminino, abstrato, que se refere ao sentimento de ser solidário; é um ato de desprendimento sensibilizado pela causa de outrem sem que se peça nada em troca. É  um termo que tanto pode representar uma ação como um sentimento. Pode-se ser solidário na participação de movimentos de ajuda humanitária, a partir de doações, de trabalhos voluntários ou mesmo com o apoio moral a quem precisa. Ocorre também quando alguém se sente sensibilizado com a situação do outro e, mesmo distante, estabelece um vínculo emocional.
       Existe solidariedade entre familiares, colegas de trabalho, amigos ou mesmo entre pessoas que nunca se conheceram. Ela pressupõe a capacidade que o ser humano tem de transcender os limites do individualismo, comungando sentimentos e ações, unificando interesses.



REBENTO - Gilberto Gil    < clique para ouvir 

substantivo abstrato
O ato, a criação, o seu momento
Como uma estrela nova e o seu barato
que só Deus sabe, lá no firmamento
Rebento
Tudo o que nasce é Rebento
Tudo que brota, que vinga, que medra
Rebento claro como flor na terra,
rebento farto como trigo ao vento
Outras vezes rebento simplesmente
no presente do indicativo
Como as correntes de um cão furioso,
ou as mãos de um lavrador ativo
às vezes mesmo perigosamente
como acidente em forno radioativo
Às vezes, só porque fico nervosa, rebento
às vezes, somente porque estou vivo!
Rebento, a reação imediata
a cada sensação de abatimento
Rebento, o coração dizendo: Bata!
a cada bofetão do sofrimento
Rebento, esse trovão dentro da mata
e a imensidão do som nesse momento



segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Fies 2018





Iniciado o período de inscrições do Fies 2018





A partir desta segunda feira (19/02), os interessados em obter um financiamento pelo programa do governo Fies já podem se inscrever. 

As inscrições ocorrem até o dia 28 de fevereiro.


Os interessados devem acessar o site do MEC 
 http://fiesselecao.mec.gov.br 

Com as novas mudanças, o Fies passa agora a se chamar Novo Fies e está divido em modalidades que variam de acordo com a renda familiar do candidato.

Também há mudanças nas taxas de juros e no prazo para o pagamento do saldo devedor.

Para os estudantes com renda familiar de até três salários mínimos per capta, o curso é financiado a juros zero com uma oferta de 100 mil vagas em todo país.


O resultado será divulgado no dia  5 de março.
Boa sorte!