1-
(UFC) Leia os textos abaixo:
Texto A
“AMOR - Sentimento, variado em seus
aspectos de comportamento e em conteúdo mental, mas que se acredita possuir
qualidade específica e singular, cuja característica dominante é a feição e
cuja finalidade é a associação íntima de outra pessoa com a pessoa amante,
assim como a felicidade e o bem-estar dessa outra pessoa. (...)” (CABRAL, Álvaro & NICK Eva. Dicionário técnico de psicologia. São
Paulo: Cultrix. s/d)
Texto B
“O
amor é uma atividade, e não um afeto passivo; é um ‘erguimento’ e não uma
‘queda’. De modo mais geral, o caráter ativo do amor, antes de tudo, consiste
em dar, e não receber”.
(FROMM, Erich. A arte de amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1992)
Texto C
“Amor
é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente. É um contentamento
descontente. É dor que destina sem doer”.
(CAMÕES, Luís de. Lírica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1992)
Os
textos acima definem, cada um a seu modo, o termo amor. A definição que aparece em A é chamada de verbete, tipo de texto de que se
constituem os dicionários e enciclopédias e que caracteriza, principalmente,
por apresentar, de forma clara, coesa e coerente, os traços essenciais que
caracterizam o termo.
Suponha
que você foi convidado a produzir um verbete para um dicionário especializado em sentimentos. Crie
uma definição do termo medo, em que você, objetivando caracterizar esse
sentimento, descreve, dentre outros aspectos como, tipologia, forma de
manifestação, causas e reações.
PROPOSTA 2.
QUESTÃO 02 UFMG -2005
Leia estes trechos:
TRECHO 1
As mazelas do usuário
Haja paciência para usar computadores
hoje em dia. Mesmo
os problemas de software do tipo interfaces complicadas, congelamentos
constantes e erros diversos são menos maus do que os desconfortos de postura,
iluminação, poluição sonora e outros que afetam nosso corpo durante o uso do computador.
Antigamente já foi muito pior, mas
ainda hoje quem mexe com computador está realmente muito interessado ou não tem
outra alternativa.
Lentamente, as cadeiras estão mais
confortáveis, escrivaninhas mais adaptadas e monitores com taxa de atualização
mais rápida, tudo isso cada vez mais barato. Porém, mesmo com esses avanços,
não foi possível banir a dor nas costas, a lesão por esforço repetitivo (LER),
o cansaço nos olhos e na mente.
van Amstel, Frederick. Disponível em:
http://webinsider.uol.com.br. Acessado em 28 abr. 2004.
TRECHO 2
O destino do lixo digital
Um efeito da era digital que ninguém
previu está tirando o humor dos ambientalistas. Até 2004, deverão ser
descartados 315 milhões de micros em todo o planeta. O problema, no entanto, é
maior do que o espaço que monitores ou teclados ocupam na lata do lixo. Muitas
peças eletrônicas são feitas de metais pesados, como mercúrio, níquel, cádmio,
arsênico e chumbo, com efeitos tóxicos para a saúde do ser humano.
LOPES, A. L. Galileu. São Paulo, n.
109, ago. 2000. p. 66.
REDIJA uma única carta aos autores dos
Trechos 1 e 2, refutando os argumentos usados nesses trechos e apresentando
uma opinião diferente da defendida por eles.
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