Proposta 1 (Universidade de Passo Fundo – UPF 2010)
Tema 1
IMPRENSA
LIVRE E DEMOCRACIA
De golpes militares
repentinos a vitórias nas urnas seguidas da lenta e inicialmente indolor cocção
das
liberdades
individuais, as ditaduras valem-se de variados caminhos para chegar ao poder e
nele se perpetuar. Sejam
quais forem as vias
escolhidas, os regimes ditatoriais da nossa era têm, no entanto, um traço em
comum: a tentativa de
supressão da liberdade
de imprensa.
A existência de uma
imprensa livre é uma das manifestações mais claras do grau de civilização
atingido pelas sociedades
abertas. E a principal garantia do estado de direito. Por essa razão, ela é
abominada pelas ditaduras e pelas plutocracias
estatais. Pela mesma razão, torna-se o primeiro alvo de grupos políticos que
pretendem perpetuar-se no poder ou dominar o
Estado em benefício de seus próprios interesses. (Carta ao Leitor, Veja, n.
2131, set 2009).
**********************************
Reflita
sobre o fragmento e redija um texto dissertativo apontando a
necessidade/importância de a imprensa
ser
comprometida com o bem comum.
Tema 2
ANALFABETISMO:
UMA FORMA DE EXCLUSÃO
Um dos resultados de
pesquisa mais chocantes a respeito da educação brasileira foi comunicado em
2007, com a divulgação do
Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf). Entende-se por alfabetismo
funcional a capacidade de emprego
do conhecimento para o desempenho da cidadania e das atividades cotidianas. Na
pesquisa, apenas 28% da
população são plenamente alfabetizados. A taxa de analfabetismo absoluto é de
7%, e os níveis rudimentar e básico
estão em 25% e 40%, respectivamente. (Afonso Celso Scocuglia, Mundo Jovem, n.
400, set. 2009, p. 10) Os índices têm
melhorado ao longo dos anos, mas ainda estão longe de serem satisfatórios.
**********************************
Com
base na leitura do fragmento, produza um texto dissertativo sobre os tipos de
exclusão que as pessoas
não plenamente alfabetizadas sofrem em
seu cotidiano.
PROPOSTA 2 (laboratório de redação) –
Resenha crítica
QUAL O ÚLTIMO LIVRO QUE VOCÊ
LEU? Essa é
uma pergunta cada vez mais frequente nas entrevistas para seleção de empregos,
pois sabemos que a leitura tem uma grande importância na formação intelectual
do indivíduo. Nesse caso, é bom que o candidato tenha lido algum livro e que
saiba comentá-lo. Suponha que um grande amigo seu tenha que participar de uma
seleção dessas e não tenha lido livro algum ultimamente. Ciente desse
requisito, sabendo que você vai prestar o vestibular esse ano, ele lhe pede que faça uma resenha de um livro
qualquer que você tenha lido para que ele possa responder a pergunta com
segurança.
Faça uma resenha crítica de alguma obra relacionada
para o seu vestibular.
Mínimo, 17 linhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário