sábado, 27 de outubro de 2018


          Olá, um tema  de redação para o EMEM 2018, bom exercício!

 O PODER DA INFORMAÇÃO E AS FAKE NEWS


Leia os trechos de  textos abaixo, de preferência leia-os na íntegra, a fonte está logo abaixo com um link e  utilize seu conhecimento de mundo para  produzir um texto de caráter dissertativo argumentativo sobre o seguinte tema:

O poder da informação e as “fake news”: como conviver com essa situação?

       
                           
          As novas Tecnologias da Informação (TICs) promovem uma integração entre as pessoas jamais vista na história da humanidade. As “redes sociais”, que conectam pessoas  no mundo inteiro, são responsáveis por mudanças de hábitos e de comportamentos. A troca instantânea  de informações e  a velocidade com a qual se propagam as notícias promoveram um salto enorme na evolução da comunicação humana. São muitos os avanços promovidos pela interação digital: a Educação, a Saúde, a Segurança pública, o Transporte enfim, todos os setores da sociedade, de alguma forma, beneficiaram-se das “redes socais”.  

          Diante disso, essas “redes” adquiriram um prestígio que as coloca em paridade com a imprensa jornalística. Entretanto, muitas das informações propagadas são inverídicas e têm causado prejuízos de toda ordem. Há muitos casos de pessoas linchadas por causa de informações falsas, as “fake news”, e existe suspeita de que tenham influenciado decisivamente as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos. É, sem dúvida, um sério problema que deve ser debatido pela sociedade para que se tomem providências quanto a propagação desse tipo de informação. Para isso, é necessário uma sociedade educada o suficiente para discernir sobre as informações e evitar a propagação de notícias falsas.




"Todo cuidado é pouco. Estamos falando de algo sério e perverso. Uns chamam de guerra ideológica; outros de contrainformação; outros ainda de defesa estratégica. Mas você e eu, acostumados a tratar informação como serviço público, podemos chamar de crime — contra o qual não há punição, nem investigação eficiente. As autoridades públicas ainda patinam nesse tema. A Justiça ainda não tem leis que tipifiquem o delito e que salvaguardem as potenciais vítima." (Correio Brasiliensae)






"O crescimento impressionante do Facebook — cujo valor de mercado é superior a US$ 500 bilhões, equivalente apenas às americanas Apple, Alphabet, Microsoft e Amazon, e à chinesa Tencent — baseou-se em tecnologia até então inédita para criar dependência, possibilitar a disseminação de notícias falsas sem nenhuma espécie de filtro, dar origem a bolhas de pensamento e permitir que minorias radicais se organizem, acreditando ter presença social maior do que a apontada pelos índices demográficos. (...)"

"A estratégia de manipulação foi admitida por um dos responsáveis pela sua execução, o canadense de origem cingalesa Chamath Palihapitiya. Ele começou a trabalhar no Facebook aos 31 anos, em 2007, e tornou-se o vice-presidente da área encarregada de aumentar o número de usuários. Saiu de lá em 2011. No ano passado, abriu a boca: em um evento na Universidade Stanford (EUA), afirmou que “os curtos ciclos de necessidade de atenção movidos por dopamina, que nós criamos, estão destruindo a forma como a sociedade funciona”.


"Ele se referia aos “likes”. Quando notamos que alguém “curte” o que publicamos, nosso organismo recebe uma pequena descarga de dopamina, uma das substâncias químicas produzidas pelas células do sistema nervoso, e que atua, entre outras funções, na sensação de prazer. Quanto maior o número de “curtidas”, maior o prazer; sabendo que determinado tipo de publicação pode provocar esse efeito, tendemos a publicar sempre algo parecido, ou seja, a forjar uma personalidade digital que ganha “likes”. Sem eles, tem-se a sensação de vazio. O ciclo gera ansiedade e dependência."


"As reações ao poder do Facebook têm se multiplicado nos últimos meses. Diversos jornais e revistas, como o americano The New York Times e a Folha de S.Paulo, anunciaram sua saída da plataforma. A multinacional Unilever, segundo maior anunciante global, mostrou-se disposta a retirar publicidade do Facebook e também do Google caso venha a confirmar que essas empresas “criem divisões sociais, estimulem o ódio ou fracassem na proteção às crianças”." (Revista educação)

Leia mais:>

quarta-feira, 24 de outubro de 2018


EXPOSIÇÃO E ARGUMENTAÇÃO


        No que diz respeito à produção textual, é interessante saber a diferença entre os dois tipos textuais: expositivo e argumentativo. O texto expositivo tem como principal objetivo a transmissão de informações, sem julgá-las. Já o texto do tipo argumentativo defende um ponto de vista em relação a um determinado assunto.
       
        Se houver uma proposta de redação de concurso ou vestibular, solicitando um texto expositivo, este não deverá conter argumentações. Entretanto, se a proposta de produção solicitar um texto argumentativo, por exemplo o ENEM, o redator pode inserir exposições no texto para que sirvam de fundamento à argumentação.

A seguir um quadro com as características dos dois tipos textuais: expositivo e argumentativo:
EXPOSIÇÃO
ARGUMENTAÇÃO
Baseia-se em dados verificáveis e em princípios lógicos.

Baseia-se em valores sociais, nas crenças e nos interesses.

Dados articulados por necessidade lógica, sem intervenção do orador.

Dados articulados pelo orador segundo sua força persuasiva.

Independe do auditório.

Dirigida ao auditório.

Prova a verdade de descobertas e raciocínios.

Defende a conveniência ou a inconveniência de teses e atitudes.

Conclusões incontestáveis.

Conclusões admitem contestação.

Encerra a polêmica.

Realimenta a polêmica.


sexta-feira, 19 de outubro de 2018






Cartão de confirmação do ENEM 2018 será divulgado na segunda-feira (22/10/18).

 O candidato poderá ver o local de prova, as provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro.

Este ano são 5,5 milhões de inscrições confirmadas para o ENEM


O cartão de inscrição, que ficará para consulta apenas pela internet.
é o documento de confirmação de cada candidato no ENEM e traz informações sobre: local de provas, nome da rua, número do edifício e o número da sala em que o candidato fará a prova.




O acesso é individual, feito com os dados pessoais e senha


ACESSE AQUI           https://enem.inep.gov.br/participante/    


Mesmo não sendo um documento obrigatório no dia do exame, é importante imprimir e levar o cartão de confirmação para facilitar o acesso às informações.  

domingo, 19 de agosto de 2018



     Olá, mais um tema inusitado para dissertação "a linguagem do corpo".
     
     É importante planejar bem o texto antes de iniciar, pode-se por exemplo, iniciar a dissertação afirmando que embora a comunicação verbal seja, socialmente, a mais percebida e valorizada,  existe uma comunicação não-verbal que é realizada pelo corpo durante uma conversação. Essa linguagem, apesar de pouco percebida,  é uma fonte de informações valiosa para os interlocutores.

..... Bem,  há varias maneiras de se fazer, é somente uma sugestão. Aliás sugiro também  que leia sobre o assunto, pois é um assunto muito importante já que está relacionado a forma como interagimos com os outros e com o mundo a nossa volta. 
Bom texto. Obrigado pela presença, bons estudos!
Prof. Igor Arraes.

Redação (UFF -2007)
PROPOSTA 
A) Quando falamos, para além das palavras, o corpo emite sinais significativos na construção da mensagem.
O receptor, ao “ler” estes sinais percebe o conteúdo, o assunto, a personalidade, o desejo, a sinceridade
ou não do emissor.
B) Redija um texto de caráter predominantemente dissertativo sobre o seguinte tema:
AS POSSIBILIDADES DE LEITURA DAS LINGUAGENS DO CORPO.

CAULOS pinturas, texto de Wilson Coutinho, 1998


sábado, 18 de agosto de 2018



Proposta de redação com narração bem interessante. 


     Olá, tudo bem?
     É necessário observar que, nesta proposta, não há indicação de definição de gênero textual, apenas é cobrado o tipo textual narrativo. Nesse caso, a escolha do gênero fica a cargo do candidato.
     Há vários gêneros que podem ser utilizados, por exemplo, depoimento, memória, conto, entre outros, inclusive, podendo ser escrito em primeira ou terceira pessoa,  mas que possibilite uma caracterização de um personagem vivenciando uma experiência em tempo e lugar determinados. Assim, o texto também deverá apresentar aspectos da descrição. 
     O redator  deve demostrar capacidade de interpretação das informações dispostas, bem como organização textual, criatividade e correção linguística.
Boa sote! Prof. Igor Arraes

É importante que se observe os pontos colocados pela banca, eles serão cobrados no seu texto.


PROPOSTAS DE REDAÇÃO UFF (2007) (adaptada com inserção de imagens )



A) Considere, como exemplo, a evolução das canções, dos personagens e do tipo de letra predominantes
nas décadas explicitadas.
Texto de Jussara Soares Soares (via Internet)

DÉCADA DE 40
Ele, de terno cinza e chapéu panamá,
em frente à vila onde ela mora, canta:
“Tu és divina e graciosa,
estátua majestosa!
Do amor por Deus esculturada.
És formada com o ardor
da alma da mais linda flor, de mais ativo
Fonte: google
olor, que na vida
é a preferida pelo beija-flor...”

DÉCADA DE 50
Ele ajeita seu relógio Pateck Philip na
algibeira, escreve para a Rádio Nacional
e manda oferecer a ela uma linda música:
“A deusa da minha rua,
tem os olhos onde a lua,
costuma se embriagar.
Nos seus olhos eu suponho,
que o sol num dourado sonho,
vai claridade buscar...”

DÉCADA DE 60
Ele pede ao cantor da boate que ofereça
Fonte: Google
a ela a interpretaçao de uma bela
canção da Bossa Nova:
“Olha que coisa mais linda,
mais cheia de graça.
É ela a menina que vem e que passa,
no doce balanço a caminho do mar.
Moça do corpo dourado,
do sol de Ipanema.
O teu balançado é mais que um poema.

DÉCADA DE 70
Ele chega em seu fusca tala larga, sacode o
cabelão, abre a porta pra mina entrar e bota
uma melô jóia no toca-fitas:
“Foi assim, como ver o mar,
a primeira vez que
os meus olhos se viram no teu olhar...
Quando eu mergulhei no azul do mar,
sabia que era amor e vinha pra ficar...”

Fonte: Google
DÉCADA DE 80
Ele telefona pra ela e deixa rolar um:
“Fonte de mel, nos olhos de gueixa,
Kabuki, máscara.
Choque entre o azul e o cacho de
acácias,
Luz das acácias, você é mãe do sol.
Linda, mais que demais...”

DÉCADA DE 90
Ele liga pra ela e deixa gravada uma música
na secretária-eletrônica:
“Bem que se quis,
depois de tudo inda ser feliz.
Mas já não há caminhos pra voltar.
E o que é que a vida fez da nossa vida?
Fonte: Google
O que é que a gente não faz por amor?”

EM 2001
Ele captura na Internet um batidão legal
e manda pra ela por e-mail:
“Tchutchuca!
Vem aqui com o teu Tigrão.
Vou te jogar na cama e te dar muita
pressão!
Eu vou passar cerol na mão, vou sim,
Fonte: Google
vou sim!
Eu vou te cortar na mão!
Vou sim, vou sim!
Vou aparar pela rabiola!
Vou sim, vou sim!”

B) Redija um texto de caráter predominantemente narrativo em que o personagem apresenta uma canção relacionada a uma situação por ele vivida no seu cotidiano.
Observações:

  • caracterização de um personagem: quem é; como se apresenta;
  • caracterização de tempo e de lugar;
  • a escolha da canção não se restringe às canções exemplificadas acima.

terça-feira, 31 de julho de 2018

As incrições do ProUni 2018 (segundo semestre) se encerram

hoje!

 Neste semestre o ProUni oferta 174.289 bolsas de estudo em 1460 instituições de ensino superior, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 bolsas parciais.

As inscrições devem ser feitas,até a meia noite do dia 31 de julho, através do site do ProUni 

INSCRIÇÕES➢     http://siteprouni.mec.gov.br/


Independentemente da opção inicial dos candidatos pela concorrência (vagas destinadas, políticas afirmativas, ampla concorrência), a lista de espera será única para cada curso, turno e local de oferta da vaga.


A partir do dia 2 de agosto, a lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições. os candidatos deverão comparecer as instituições de ensino do dia 3 ao dia 6 de agosto com a documentação comprobatória das informações prestadas no momento da inscrição.


segunda-feira, 19 de março de 2018


ENEM DIVULGA ESPELHOS DE REDAÇÃO
NOTAS DE TREINEIROS TAMBÉM SÃO DIVULGADAS





Já se encontram disponíveis os espelho das redações dos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.


Para ter acesso ao material, os candidatos devem acessar o Portal do Inep:





Os espelhos das redações são para fins pedagógicos, assim cada candidato poderá saber como se saiu em cada uma das cinco competências


A prova realizada em novembro do ano passado e  teve como tema: “Os desafios para educação de surdos”.

Das 4.725.330 redações corrigidas, 53 redações tiveram a nota máxima e 309.157 tiveram nota zero.


terça-feira, 6 de março de 2018

Tema para dissertação: Intervenção militar no Rio de Janeiro, “remédio” para a violência urbana ou “maquiagem”?





Tema para dissertação: Intervenção militar no Rio de Janeiro, “remédio” para a violência urbana ou “maquiagem”?


O Senado aprovou nos últimos minutos desta terça-feira o decreto assinado pelo presidente Michel Temer que determina a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro, deixando a segurança pública fluminense sob responsabilidade de um interventor militar, que responde ao presidente da República. O placar foi de 55 votos favoráveis, 13 contrários e uma abstenção.
Horas antes, na madrugada de terça-feira, a matéria havia sido chancelada pela Câmara dos Deputados. Na casa, o texto foi aprovado por 340 votos a favor e 72 contra, além de uma abstenção.
Assim, a segurança pública do Rio sai da esfera estadual e vai para a federal, com comando militar, até 31 de dezembro de 2018 (Fonte: BBC Brasil,  acesso em: 06/03/2018)

No primeiro final de semana após o anúncio da intervenção federal no Rio de Janeiro, o número de tiroteios e mortos por disparos de armas de fogo na região metropolitana foi maior do que a média registrada nos fins de semana de 20 segundo levantamento do aplicativo Fogo Cruzado, obtido com exclusividade pelo UOL ( Fonte UOL notícias, acesso em 06/03/2018)

A UFRJ divulgou nesta sexta-feira um manifesto sobre a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. O texto - assinado por mais de 300 acadêmicos, artistas, intelectuais, políticos, juristas e movimentos sociais - expressa "séria preocupação" com a intervenção.


A favor- De acordo com o senador Lasier Martins (PSD-RS), o Rio de Janeiro é hoje a capital da marginalidade. Ao apoiar a intervenção, Lasier lembrou que muitas crianças fluminenses têm medo de ir à escola, por medo de uma bala perdida. Ele disse que existem territórios no Rio de Janeiro onde a polícia não entra, pois são dominados por criminosos. Esse fato, segundo o senador, já justificaria a intervenção. Os senadores Magno Malta (PR-ES), Lúcia Vânia (PSB-GO) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) também discursaram a favor da intervenção.
— Não há o que fazer a não ser aprovar o decreto. Qualquer posição contrária é embate político — declarou Cássio, que ainda fez uma homenagem a Cristovam Buarque (PPS-DF), aniversariante do dia e ausente devido a problemas de saúde, pedindo uma intervenção na educação, para garantir um melhor futuro para o Brasil.

Contra - — Não tem nenhum cabimento essa intervenção parcial. O Senado está participando de uma farsa midiática. A responsabilidade está nas nossas mãos, pois a população pobre não pode ser massacrada — declarou Requião.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também se manifestou contrário à medida, que não passaria de uma “maquiagem” e uma “farsa”, com intenções políticas. Ele também manifestou preocupação com o preparo das forças militares, que recebem treinamento para outro tipo de intervenção. Humberto Costa (PT-PE) disse que o governo não respondeu a muitas dúvidas sobre o decreto e manifestou receio de que a população mais pobre seja vítima da intervenção. Para o senador, a necessidade do Rio de Janeiro é evidente, mas a intervenção é apenas uma “peça de marketing”. Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) questionou a efetividade do decreto e alertou que os pobres poderão ser as principais vítimas da intervenção.
TEMA: Diante do que foi exposto, escreva um texto dissertativo argumentativo de 15 linhas, no mínimo, e 30 linhas, no máximo, posicionando acerca da intervenção militar no Rio de Janeiro. 
Procure fundamentar seu ponto de vista.
Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea.

Temas para: dissertação (leis ambientais); narração 1ª pessoa


Temas para: dissertação (leis ambientais); narração 1ª pessoa

(UNICAMP/1997 - adaptada)

Tema 1:



A tendência e inexorável. Em todo mundo, principalmente nos países desenvolvidos, a legislarão contra a emissão de po­luentes e cada vez mais rigorosa.   As leis ambientais não darão trégua e vão apertar as montadoras, forrando-as a criar pro­dutos adequados para não poluir o meio ambiente. Por outro lado, pelo menos US$16 bilhões em novos investimentos es­trangeiros no Pais estão parados por causa da burocracia e da lentidão da maquina governamental. As licenças ambientais aparecem como maior freio entrada desse capital.

Jornal 0 Estado de S. Paulo - 18/10/04
PROPOSTA: Elabore uma dissertação argumentativa que apre­sente considerações acerca da dificuldade de expansão de no­vos investimentos em função de leis ambientais.


Tema 2:


Imagine a seguinte situação: um dia você acorda com o ha­bitual ruído do jornal atirado contra a parede. Levanta-se, abre a porta da rua e o apanha. Ao olhar a sua volta, vê que a placa da rua teve o nome mudado de Rua dos Colibris para Rua YN-15. Você entra em pânico - o que aconteceu? Num primeiro mo­mento, tenta convencer-se de que a mudança da placa não deve­ria ter-Ihe causado tal reação. Mais tarde, com uma serie de outras descobertas que fará, acaba por compreender que sua reação tinha mesmo razão de ser.
Redija uma narrativa em 1ª pessoa, incluindo os ele­mentos apresentados e justificando a razão de ser do pânico com base no que você descobriu.
Boa sorte!



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Tema para dissertação: O papel da mídia na sociedade.

PROPOSTA 3. (UFV – 2007- adaptada)

O papel da mídia: a serviço da conscientização social ou do interesse privado?

Apresentamos, a seguir, quatro textos, que contêm opiniões, declarações e argumentos relacionados ao tema proposto. Atenção: utilize a coletânea, mas NÃO COPIE as ideias expostas nos fragmentos!

Fragmento 1
“A crise, sobretudo como ela é apresentada, não existe! Ela foi criada num momento que alguns julgaram interessante inventá-la. Um produto midiático.”
(Marilena Chauí, filósofa, em entrevista à revista Caros Amigos, em dezembro de 2005. Disponível em: http://www.carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 07 ago. 2006.)

Fragmento 2
“Esta fase será uma mancha na história da imprensa brasileira.”
(José Dirceu, a respeito da atuação da imprensa no episódio do mensalão. Caros Amigos, ano IX, n. 106, jan. 2006, capa.)

Fragmento 3
“A professora Marilena Chauí desculpe, mas, depois da continuação das políticas e contra-reformas neoliberais, das alianças com líderes e partidos de direita, dos fatos comprovados de corrupção e do afastamento de tantos dirigentes do PT e de tantos ministros e funcionários do governo Lula, não dá para nos consolar com a versão de que a crise política e ética do PT e do governo Lula é apenas um produto da mídia conservadora.”
(Duarte Pereira, leitor, em Caros Amigos, ano IX, n. 106, jan. 2006, Caros Leitores. Disponível em: http://www.carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 07 ago. 2006.)

Fragmento 4
“A mídia sempre esteve a favor do poder.”
(Mino Carta, jornalista editor da publicação semanal Carta Capital, em entrevista à revista Caros Amigos, em dezembro de 2005. Disponível em: http://www.carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 07 ago. 2006.)


Considere os trechos apresentados, além de suas próprias opiniões e conhecimentos sobre o assunto, e redija uma dissertação, com um mínimo de 20 e um máximo de 25 linhas. Dê um título ao seu texto.

Temas de redação Verbete (amor); carta argumentativa (lixo digital)

1- (UFC) Leia os textos abaixo:

Texto A
            “AMOR - Sentimento, variado em seus aspectos de comportamento e em conteúdo mental, mas que se acredita possuir qualidade específica e singular, cuja característica dominante é a feição e cuja finalidade é a associação íntima de outra pessoa com a pessoa amante, assim como a felicidade e o bem-estar dessa outra pessoa. (...)”        (CABRAL, Álvaro & NICK Eva. Dicionário técnico de psicologia. São Paulo: Cultrix. s/d)

Texto B
            “O amor é uma atividade, e não um afeto passivo; é um ‘erguimento’ e não uma ‘queda’. De modo mais geral, o caráter ativo do amor, antes de tudo, consiste em dar, e não receber”.
            (FROMM, Erich. A arte de amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1992)

Texto C
            “Amor é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente. É dor que destina sem doer”.
            (CAMÕES, Luís de. Lírica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992)

Os textos acima definem, cada um a seu modo, o termo amor. A definição que aparece em A é chamada de verbete, tipo de texto de que se constituem os dicionários e enciclopédias e que caracteriza, principalmente, por apresentar, de forma clara, coesa e coerente, os traços essenciais que caracterizam o termo.


Suponha que você foi convidado a produzir um verbete para um dicionário especializado em sentimentos. Crie uma definição do termo medo, em que você, objetivando caracterizar esse sentimento, descreve, dentre outros aspectos como, tipologia, forma de manifestação, causas e reações.

PROPOSTA 2.
QUESTÃO 02 UFMG -2005
Leia estes trechos:
TRECHO 1
As mazelas do usuário
Haja paciência para usar computadores hoje em dia. Mesmo os problemas de software do tipo interfaces complicadas, congelamentos constantes e erros diversos são menos maus do que os desconfortos de postura, iluminação, poluição sonora e outros que afetam nosso corpo durante o uso do computador.
Antigamente já foi muito pior, mas ainda hoje quem mexe com computador está realmente muito interessado ou não tem outra alternativa.
Lentamente, as cadeiras estão mais confortáveis, escrivaninhas mais adaptadas e monitores com taxa de atualização mais rápida, tudo isso cada vez mais barato. Porém, mesmo com esses avanços, não foi possível banir a dor nas costas, a lesão por esforço repetitivo (LER), o cansaço nos olhos e na mente.
van Amstel, Frederick. Disponível em: http://webinsider.uol.com.br. Acessado em 28 abr. 2004.

TRECHO 2
O destino do lixo digital
Um efeito da era digital que ninguém previu está tirando o humor dos ambientalistas. Até 2004, deverão ser descartados 315 milhões de micros em todo o planeta. O problema, no entanto, é maior do que o espaço que monitores ou teclados ocupam na lata do lixo. Muitas peças eletrônicas são feitas de metais pesados, como mercúrio, níquel, cádmio, arsênico e chumbo, com efeitos tóxicos para a saúde do ser humano.
LOPES, A. L. Galileu. São Paulo, n. 109, ago. 2000. p. 66.

REDIJA uma única carta aos autores dos Trechos 1 e 2, refutando os argumentos usados nesses trechos e apresentando uma opinião diferente da defendida por eles.

O VERBETE



Verbete, /ê/ s. m. 1. “Conjunto de acepções, exemplos e outras informações pertinentes contido numa entrada de dicionário, glossário, etc.” 2. “Nota ou comentário que foi registrado, anotado; apontamento, nota, anotação, registro” 3. “Ficha de arquivo (p. ex., em biblioteca)”

       É um tipo de texto encontrado principalmente em dicionários e enciclopédias e que  tem a função de definir o significado dos vocábulos. Possui caráter científico, por isso  a necessidade de que o autor dê um tratamento impessoal ao texto. Além da definição, os dicionários costumam agregar informações gramaticais tais como aspectos morfológicos, fonológicos, inclusive, relacionados à pronúncia do termo em questão.
No caso dos vestibulares, sabe-se que esse tipo de texto é cobrado de forma adaptada, mesmo assim, é necessário que o autor observe os condicionamentos relativos a ele.                  Além disso, é um texto em que predomina a função referencial da linguagem, pressupondo clareza, objetividade e cientificidade nas informações.
      Estruturalmente, o verbete pode ser escrito em parágrafos, normalmente, ou em forma de tópicos tal como ocorre nos dicionários. O autor, no vestibular, pode fazer uma abordagem denotativa e/ou conotativa do vocábulo, dependendo do condicionamento da proposta, entretanto, ele deve se ater ao essencial, respeitando a natureza do texto.


CARACTERÍSTICAS



  • Linguagem de acordo com a norma culta;
  • Impessoalidade;
  • Clareza, objetividade;
  • Coesão e coerência
  • Predomínio da ordem direta;
  • Função referencial;
  • Aspectos da exposição;
  • Ausência de persuasão



ESTRUTURA  (sugerida para redações escolares)

1.       Exposição nominal  do termo, seguido dos  aspectos gramaticais ;
2.       Definição principal, sucedida de outras que sejam pertinentes;



  EXEMPLO 

Apesar de não ser comum, este ano, várias localidades da região Nordeste sofreram com inundações. Diante disso, empresas, entidades, e pessoas se mobilizaram para prestar solidariedade às vítimas, amenizando a situação daqueles que se encontravam desabrigados. Supondo que você  tenha  convidado a participar de uma coletânea que será lançada em prol dessas vítimas, defina o verbete solidariedade .


Solidariedade

       Solidariedade, substantivo feminino, abstrato, que se refere ao sentimento de ser solidário; é um ato de desprendimento sensibilizado pela causa de outrem sem que se peça nada em troca. É  um termo que tanto pode representar uma ação como um sentimento. Pode-se ser solidário na participação de movimentos de ajuda humanitária, a partir de doações, de trabalhos voluntários ou mesmo com o apoio moral a quem precisa. Ocorre também quando alguém se sente sensibilizado com a situação do outro e, mesmo distante, estabelece um vínculo emocional.
       Existe solidariedade entre familiares, colegas de trabalho, amigos ou mesmo entre pessoas que nunca se conheceram. Ela pressupõe a capacidade que o ser humano tem de transcender os limites do individualismo, comungando sentimentos e ações, unificando interesses.



REBENTO - Gilberto Gil    < clique para ouvir 

substantivo abstrato
O ato, a criação, o seu momento
Como uma estrela nova e o seu barato
que só Deus sabe, lá no firmamento
Rebento
Tudo o que nasce é Rebento
Tudo que brota, que vinga, que medra
Rebento claro como flor na terra,
rebento farto como trigo ao vento
Outras vezes rebento simplesmente
no presente do indicativo
Como as correntes de um cão furioso,
ou as mãos de um lavrador ativo
às vezes mesmo perigosamente
como acidente em forno radioativo
Às vezes, só porque fico nervosa, rebento
às vezes, somente porque estou vivo!
Rebento, a reação imediata
a cada sensação de abatimento
Rebento, o coração dizendo: Bata!
a cada bofetão do sofrimento
Rebento, esse trovão dentro da mata
e a imensidão do som nesse momento