Bom dia, muito legal as propostas seguintes, mais um assunto pertinente para o tema do ENEM. Observe que a coletânea não trata somente da relação entre jovens e necessariamente idosos, a proposta coloca inclusive a transformação vivida no ambiente de trabalho. Um outro aspecto interessante dessa proposta é que ela é múltipla, trazendo possibilidades diferentes para o mesmo tema.
Bons estudos!
Prof. Igor Arraes
(UNICAMP -2010 – Adaptada)
APRESENTAÇÃO DA COLETÂNEA
Em toda sociedade convivem gerações diversas, que se relacionam
de formas distintas, exigindo de todos o exercício contínuo de lidar com a
diferença.
O conceito de geração
2) Para o sociólogo húngaro Karl Mannheim, a geração consiste
em um grupo de pessoas nascidas na mesma época, que viveram os mesmos
acontecimentos sociais durante a sua formação e crescimento e que partilham a
mesma experiência histórica, sendo esta significativa para todo o grupo. Estes
fatores dão origem a uma consciência comum, que permanece ao longo do respectivo
curso de vida. A interação de uma geração mais nova com as precedentes origina
tensões potencializadoras de mudança social. O conceito que aqui está patente atribui
à geração uma forte identidade histórica, visível quando nos referimos, por
exemplo, à “geração do pósguerra”.
O conceito de “geração” impõe a consideração da complexidade
dos fatores de estratificação social e da convergência sincrônica de todos
eles; a geração não dilui os efeitos de classe, de gênero ou de raça na
caracterização das posições sociais, mas conjuga-se com eles, numa relação que
não é meramente aditiva nem complementar, antes se exerce na sua
especificidade, ativando ou desativando parcialmente esses efeitos.
(Adaptado de Manuel Jacinto Sarmento, Gerações e alteridade:
interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005.
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br)
No trabalho
3) A partir do advento do computador, as empresas
se reorganizaram rapidamente nos moldes exigidos por essa nova ferramenta de
gestão. As organizações procuraram avidamente os “quadros técnicos” e os
encontraram na quantidade demandada. Os primeiros quadros “bem formados”
tiveram em geral carreiras fulminantes. Suas trajetórias pessoais foram tomadas
como referência pelos executivos mais jovens. Aqueles “grandes executivos”
foram considerados portadores de uma “visão de conjunto” dos problemas
empresariais, que os colocava no campo superior da “administração estratégica”,
enquanto o principal atributo da nova geração passa a ser a contemporaneidade
tecnológica. Os constrangimentos advindos do choque geracional encarregaram-se
de fazer esses “jovens” encarnarem essa característica, dando a esse trunfo a maior
rentabilidade possível. Assim, exacerbaram-se as diferenças entre os
recém-chegados e os antigos ocupantes dos cargos. No plano simbólico, toda a
ética construída nas carreiras autodidatas é posta em xeque no conflito que
opõe a técnica dos novos executivos contra a lealdade dos antigos funcionários
que, no mais das vezes, perdem até a capacidade de expressar o seu
descontentamento, tamanha é a violência simbólica posta em marcha no processo,
que não se trava simplesmente em cada ambiente organizacional isolado, mas se
generaliza. (Adaptado de Roberto Grün, Conflitos de geração e competição no
mundo do trabalho. Cadernos Pagu. Campinas, vol. 13, p. 63-107, 1999.)
Na família
4) Ao longo da década de 1990, a renda das famílias
brasileiras com filhos pequenos deteriorou-se com relação à das famílias de
idosos. Ao mesmo tempo, há crescentes evidências de que os idosos aumentaram
sua responsabilidade pela provisão econômica de seus filhos adultos e netos. (Ana Maria Goldani, Relações intergeracionais
e reconstrução do estado de bem-estar. Por que se deve repensar essa relação
para o Brasil, pp. 211.
Disponível em
http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/PopPobreza/GoldaniAnaMariaCapitulo7.pdf).
As relações
5) As relações intergeracionais permitem a
transformação e a reconstrução da tradição no espaço dos grupos sociais. A transmissão dos saberes não é
linear; ambas as gerações possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a
outra geração, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de
pensar, de agir e de sentir, e assim, renovar as opiniões e visões acerca do
mundo e das pessoas. As gerações se renovam e se transformam reciprocamente, em
um movimento constante de construção e desconstrução. (Adaptado de Maria Clotilde
B. N. M. de Carvalho, Diálogo intergeracional
entre idosos e crianças.
Rio de Janeiro. PUC-RJ, 2007, p 52.)
PROPOSTA A
Leia a coletânea e elabore sua dissertação a partir do seguinte
recorte temático:
A relação entre gerações é frequentemente caracterizada pelo
conflito. Entretanto, há outras formas de relacionamento que podem ganhar novos
contornos em decorrência de mudanças sociais, tecnológicas, políticas e
culturais.
Instruções:
1. Discuta formas pelas quais se estabelecem as relações entre
as gerações.
2. Argumente no sentido de mostrar que essas diferentes formas
coexistem.
3. Trabalhe seus argumentos de modo a sustentar seu ponto de
vista.
PROPOSTA B
Leia a coletânea e elabore sua narrativa a partir do seguinte
recorte temático:
O convívio entre gerações tem lugar privilegiado no ambiente
familiar.
Instruções:
1. Imagine uma personagem jovem que vai estudar em outra cidade
e passa a morar com os avós.
2. Narre o(s) conflito(s) da personagem, dividida entre os
sentimentos em relação aos avós e as dificuldades de convívio com essa outra
geração.
3. Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira
pessoa.
PROPOSTA C
Leia a coletânea e elabore sua carta a partir do seguinte
recorte temático:
As diferenças entre gerações são percebidas também no plano
institucional como, por exemplo, no ambiente de trabalho.
Instruções:
1. Coloque-se na posição de um gerente, recém-contratado por
uma empresa tradicional no mercado, que precisa convencer os acionistas da
necessidade de modernizá-la.
2. Explicite as mudanças necessárias e suas implicações.
3. Dirija-se aos acionistas por meio de uma carta em que
defenda seu ponto de vista.
Obs.: Ao assinar a carta, use apenas suas iniciais, de modo a
não se identificar.
PROPOSTA D
Leia e elabore uma
notícia com fato envolvendo a diferença de gerações.
- Coloque-se na posição de um repórter.
- Redija sua notícia de acordo com o padrão jornalístico.
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