terça-feira, 12 de abril de 2016






Os gêneros textuais e o ENEM

Olá, tudo bem pessoal?
Se estão lembrados, o último gênero que coloquei foi o Artigo de Opinião, um gênero argumentativo, por excelência, capaz de provocar reações é....
-E aí você pergunta, professor,
-Ahan, diz!
-Por que preciso aprender outro gênero se vou fazer o ENEM? Basta saber bem dissertação, certo?
-Bem,  há controvérsias, quando treinamos com gêneros diferentes, podemos desenvolver melhor nossa capacidade de leitura e interpretação do mundo a nossa volta, isso faz toda diferença em qualquer dissertação, aliás, em qualquer tipo de texto. Também vale salientar o caráter argumentativo comum aos dois textos citados, isso já seria o suficiente para você se interessar em aprender outros gêneros, entretanto ainda há outros fatores.
·       Os vestibulares, nas universidades federais, anteriores ao ENEM, tinham evoluído na prova de redação, cobrando os mais diversos gêneros, o que favorecia ao estudo e ao domínio de gêneros largamente utilizados no dia a dia.
·       O INEP tem consciência da necessidade de se cobrar textos por meio de gêneros, só que diante das desigualdade em as diversas modalidades de ensino e levando-se em conta a quantidade imensa de candidatos, a solução? Cobrar somente dissertação.
·       Na prova objetiva existem várias questões que envolvem o conhecimento e a familiaridade com diversos gêneros os quais são utilizados diariamente, comunicamo-nos por gêneros.
·       O hábito de ler gêneros variados,  pode sim, e vai favorecer a interpretação, mas nada se equivale a situação de, numa prova, nos depararmos com um gênero familiar  plenamente dominado.

Espero tê-los ajudado, em breve, publicarei mais dicas importantes, fiquem atentos!
 Abraços, bons estudos!

Prof. Igor Arraes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário