1ª PROPOSTA (UEM/CVU - Vestibular de Verão/2006 – Prova
2)
Leia os excertos
a seguir:
Excerto 1
“Então um dos Doze, chamado Judas
Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse: Que me quereis dar
e eu vô-lo entregarei?”
Excerto extraído do Evangelho de
São Mateus, 26, 14-15. In: Novo Testamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os
Gideões Internacionais.
1991-1995.
Excerto 2
“A delação é uma expressão que
encontra muitos opositores. Adquiriu conotação pejorativa, tomando o sentido de
acusação feita a outrem, com traição da confiança recebida, em razão de função
ou amizade. Todavia, em nome do Direito Penal funcionalista, utilitário e
pragmático, vem ganhando a simpatia do legislador pátrio, inspirado na ordem
jurídica de outros países, como forma de fazer frente ao crime organizado.”
Disponível em
<http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3620>. Acesso em 08/09/06.
Excerto 3
“A figura do delator, dedo-duro,
alcaguete, informante boca-mole, língua-solta, etc. sempre foi considerada
infame. O código moral do mundo do crime e dos agitadores políticos que vivem
na clandestinidade condena o delator com a morte.”
Disponível em
<http://espacoacademico.com.br/052/52limaray.htm>. Acesso em 18/10/06.
Redija um texto dissertativo no qual você se posicione, por meio de
argumentos convincentes, favorável ou não à prática do dedo-durismo ou
dedurismo.
2ª PROPOSTA (UESC – 2008)
É fato: nos últimos anos, alguns
tabus foram por água abaixo, como a concepção de que homossexuais não poderiam
adotar. Desde 1984, quando retirada a homossexualidade do rol das doenças, esse
argumento deixou de respaldar práticas abusivas, como tratamentos
psiquiátricos. A melhor notícia parece ser a censura social: hoje em dia é
politicamente incorreto defender qualquer causa que se mostre preconceituosa.
Se a discriminação racial e a de gênero já são crimes, por que não a homofobia?
Felizmente, o aumento do número
de pessoas envolvidas nas manifestações e nas organizações em prol da obtenção
de visibilidade e, portanto, dos benefícios já conquistados pelos
heterossexuais faz pressupor um quadro de maior compreensão no futuro.
Mesmo a reboque dos países mais
avançados, onde a união civil homossexual é reconhecida legalmente, o Brasil
está vencendo a guerra desumana contra o preconceito, o que significa
fortalecer o Estado democrático de Direito, sem dúvida
alguma, a maior prova de
desenvolvimento.
(MELLO, Marco Aurélio. A
igualdade é colorida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 ago. 2007.
Tendências/Debates, p. A 3.)
O fragmento em destaque,
oferecido para leitura, deve nortear a produção de um texto dissertativo, de
possibilidades variadas, que esteja vinculado à ideia de que “nos últimos
anos, alguns tabus foram por água abaixo”.
OBSERVAÇÕES:
1) Articule o conteúdo desse
texto com a sua visão de mundo, atendendo ao recorte da proposta temática.
2) Desenvolva o tema com espírito
crítico.
3)
Use a sua linguagem no padrão culto.
3ª PROPOSTA -
( UFMG- Adaptada)
Leia este trecho:
E se ... o voto
não fosse obrigatório?
A tentação é grande... Seus
amigos querem saber o que você vai fazer no feriado, as agências de viagem
anunciam pacotes para a data. E você pensa que, em pleno calor de 15 de novembro ou de 3 de outubro, um dia livre é
mesmo um convite ao lazer. Afinal, com o fim do voto obrigatório, essas datas virariam
simples feriados. Mas não é que, justo agora que acabou a obrigatoriedade de
votar, a eleição parece mais interessante? Os temas da campanha são bem mais
palpáveis, os problemas discutidos pelos candidatos se assemelham aos seus e
tem até gente acenando com uma solução! “Será que eles, finalmente, descobriram
que eu existo?”, você pensa. Chega o dia da eleição. E, de repente, você está
com o título de eleitor na mão, votando! Utopia? Coisa de país desenvolvido?
VOMERO, M. F. Superinteressante.
São Paulo, n. 175, abr. 2002. p. 39. (Texto adaptado)
1.
Em
resposta à pergunta proposta no título, REDIJA uma continuação para esse
artigo, apresentando suas próprias considerações sobre as vantagens e
desvantagens da não-obrigatoriedade do voto.
2.
Redija
um texto dissertativo argumentativo, posicionando-se sobre a obrigatoriedade ou
não-obrigatoriedade do voto.
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