quarta-feira, 13 de abril de 2016

Exemplo de editorial

Boa noite, o texto que segue é um exemplo de editorial cujas características postei a pouco, procure ler identificando as características do gênero presentes nele.
Bons estudos!
Prof. Igor Arraes
O ABANDONO DAS "ILHAS DIGITAIS"

     Investimentos milionários dos Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia em inclusão digital, repassados por convênio aos municípios do Cariri, são desperdiçados. As chamadas "ilhas digitais", núcleos de acesso à internet banda larga, em escolas, centros comunitários e equipamentos públicos ou sociais, estão em vergonhoso abandono ou em avançado estado de depredação.
     Em Juazeiro do Norte, o quadro é dos mais críticos. Computadores vandalizados, equipamentos quebrados, espaços mal conservados e sem manutenção adequada. Esse é o triste diagnóstico de um dos setores mais sensíveis da atuação do Governo Federal no âmbito da formação educativa e cultural dos jovens e da inclusão dos brasileiros no indispensável mundo da internet, verdadeiro fator de desenvolvimento socioeconômico de povos em desenvolvimento, como o brasileiro.
     Por meio de projetos, aprovados pelos ministérios especializados - Comunicações e Ciência e Tecnologia -, os municípios brasileiros celebram convênios com a União e recebem aportes de recursos - milionários, diga-se - para a construção desses telecentros. O repasse do dinheiro exige dos municípios a licitação para compra dos equipamentos. Em geral, a União fornece a banda larga ou permite o acesso digital via satélite, quando não se atribui aos próprios municípios essa responsabilidade.
     O controle rigoroso do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, ao que parece, tem sido eficiente na entrada do dinheiro e na fiscalização das licitações, porém, após algum tempo de execução do serviço, os sinais de abandono começam a surgir e quase nenhuma medida punitiva ou preventiva é tomada.

     Não se pode culpar tão-somente as Prefeituras, como a de Juazeiro do Norte, onde o problema é mais sensível, pelo estrago. A população tem de fazer um exame de consciência e refletir sobre o imenso mal que causa a si mesma, quando destrói ou tolera que danifiquem as "ilhas digitais". O Cariri, com essas atitudes de sua própria gente, dá um testemunho negativo sobre si mesmo e desmente a impressão generalizada acerca de ser esta uma região da Cultura e dos valores éticos.
     Essa miscelânea de deseducação do povo e de negligência das autoridades municipais resultará em efeitos desastrosos para todos. O Governo Federal poderá deixar de renovar os convênios e, com isso, privar milhares de pessoas da porta de entrada para o século XXI. Culpa de muitos, pena de todos. (Jornal do Cariri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário