sábado, 16 de abril de 2016

Tema para dissertação - O homem e a tecnologia dos compudadores


 

DISSERTAÇÃO


(Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic)   PROPOSTA DE REDAÇÃO (adaptada)

Leia o texto abaixo, para utilizá-lo como base para a sua redação:


Distúrbios de comportamento relacionados ao uso da informática

Já é bastante comum atualmente ouvirmos relatos sobre pessoas que deixam de ter vida social por preferirem passar as madrugadas navegando na Internet ou, no pólo oposto, histórias de profissionais que colocam seu emprego em risco devido às suas dificuldades e resistências em enfrentar a "máquina". Tais situações podem sinalizar alguns dos sintomas do "abuso" ou da "fobia" diante dos recursos tecnológicos. Estes são alguns dos novos distúrbios de comportamento que vêm chamando a atenção dos profissionais da Psicologia.

O fascínio da grande rede (WEB)

Algumas das características desse novo canal de comunicação parecem reforçar seu poder de atração. O que tanto atrai as pessoas na Internet? O que as prende, por horas a fio, frente ao monitor?
A Internet já foi bastante exaltada pelas vantagens que oferece ao homem moderno: a principal delas talvez seja o rompimento da barreira do espaço e do tempo, aliada à imensa quantidade de informação que permite acumular e partilhar. Por outro lado, a Internet parece criar um ambiente propício para os sonhos virtuais. Essa sedução pode levar a dois caminhos: atrair e escravizar os usuários, que passam horas hipnotizados navegando na rede, prejudicando suas relações pessoais e profissionais; ou propiciar o encaminhamento positivo desse envolvimento.

O outro pólo: usuários tecnofóbicos

Se há pessoas fanáticas por Internet, há outras que sequer querem saber como acessá-la. Ou, pior: nem querem ver o computador por perto. Há relatos de pessoas que chegam a recusar uma proposta de promoção no trabalho, por medo de lidar com as novas tecnologias. Se há os "viciados", existem, por outro lado, as pessoas que apresentam uma espécie de "fobia" à informática. Toda essa exigência presente na vida atual, da utilização de computadores ou seus similares – principalmente na esfera profissional – acaba por gerar certa angústia para muitos indivíduos.
Estas pessoas desenvolvem esse tipo de rejeição como reflexo da pressão da sociedade, pressão essa que parece exigir que todos nós estejamos a par das novidades tecnológicas. Além disso, estas pessoas tendem a se assustar com o novo, podendo apresentar dificuldades no aprendizado de seu uso, chegando a ver o computador como um monstro, quase como uma entidade que possui vida própria.


 Para fazer sua redação, escolha apenas uma das seguintes propostas:

PROPOSTA “A”
O uso da tecnologia, dos computadores e da Internet é, em nossos dias, uma realidade inescapável. Não há como participar ativamente da vida moderna, tanto no campo pessoal quanto, principalmente, no campo profissional, sem um contato direto e freqüente com essas ferramentas. Com base nesse tema e no conteúdo do texto-estímulo, produza um
texto dissertativo, de no mínimo 25 linhas, discorrendo sobre a importância da tecnologia moderna e de seu impacto em nosso cotidiano, tanto em seu lado positivo quanto negativo.
Dê um título ao seu texto.

PROPOSTA “B”
Hoje em dia não é incomum encontrar pessoas que deixam de sair, de viajar e de relacionar-se por não conseguirem ficar longe do computador. Até mesmo no trabalho e na escola, o acesso a esse meio e a outros equipamentos tecnológicos contraditoriamente acaba por trazer prejuízos. O abandono das relações sociais com amigos, com parentes e até mesmo com cônjuge e filhos tem preocupado os estudiosos. Já existem grupos de tratamento para dependentes, que chegam a desenvolver fobia social. Com base nesse tema e no conteúdo do texto-estímulo, produza um texto
dissertativo, de no mínimo 25 linhas. Dê um título ao seu texto.

PROPOSTA “C”
Em função da invasão da tecnologia em nossas vidas e da importância adquirida pelos modernos meios e equipamentos para a maioria das atividades do dia-a-dia, muitas pessoas se sentem despreparadas e impotentes para lidar com tanta informação e novidade. Isso vem causando um desconforto muito grande e até mesmo uma inadaptação e uma rejeição à tecnologia. A ansiedade e a angústia costumam acompanhar o cotidiano dessas pessoas por se verem, continuamente, obrigadas a lidar com um universo desconhecido. Com base nesse tema e no conteúdo do texto-estímulo, produza um texto dissertativo, de no mínimo 25 linhas. Dê um título ao seu texto.
2. No final deste caderno, há uma folha de rascunho específica para a redação.

3. A redação deve ser feita a caneta na Folha de Redação, distribuída juntamente com este

Nenhum comentário:

Postar um comentário