UFBA (Universidade Federal da Bahia)(Adaptado)
TEMA
Os textos seguintes versam sobre o carnaval da Bahia. Considere-os apenas como um estímulo para escrever sua Redação, não devendo, entretanto, copiá-los.
Os textos seguintes versam sobre o carnaval da Bahia. Considere-os apenas como um estímulo para escrever sua Redação, não devendo, entretanto, copiá-los.
O carnaval alimenta todos nós, alimenta a nossa arte, alimenta a música, administra os nossos sentimentos mais revoltosos, na medida em que permite que eles existam durante o carnaval, e no resto do tempo nós ficamos dividindo o ano em antes e depois do carnaval, lembrando sempre que esse ciclo vai nos permitir uma recomposição do nosso ser, do refazer das nossas almas, dos nossos espíritos, e nos preparar para que, para o ano, saiamos melhor no carnaval. E o carnaval da Bahia está por demais organizado. (...)
Gey Espinheira (p. 149)
Os blocos carnavalescos, cuja origem antecede o surgimento do carnaval propriamente dito, representam, hoje, como que um símbolo do que já vem sendo denominado de carnaval–negócio. De simples formas associativas assentadas no rico tecido simbólico–cultural da Cidade de Salvador, quando expressavam identidades coletivas construídas com base em relações de vizinhança, nos locais de moradia, ou de companheirismo, nos locais de trabalho, os blocos ocuparam a liderança do expressivo conjunto de inovações organizacionais e tecnológicas que reconfiguraram o formato e a lógica do carnaval nos últimos vinte anos, transformando-se em organizações fortemente empreendedoras e, em muitos casos, chegando mesmo a alcançar o estatuto de empresas altamente lucrativas.
Paulo Miguez (p. 49)
O carnaval da Bahia é hoje considerado a segunda maior festa campal do mundo [...] Uma festa anual com a duração de uma semana, mobilizando perto de dois milhões de pessoas que, em fluxos agitados, em diferentes períodos do dia e da noite, ao longo de muitas horas se comprimem – ou se espalham – por uma extensão de vinte e cinco quilômetros de avenidas, é, sem dúvida, por sua dimensão, duração e recorrência, um fenômeno social digno de nota... (...).
Ordep Serra (p. 223-4)
O carnaval baiano diferencia-se do carnaval carioca em muitos aspectos formais e mesmo no sentido próprio da festa. (...) Aqui na Bahia, como em Pernambuco, predomina um carnaval participativo. O nosso, da Bahia, é eletrônico; o de Pernambuco, acústico, mais saudosista. Ambos, porém, com o ritmo e a dança espontânea manifestando-se coletivamente, numa tendência ao nivelamento social, aqui na Bahia, infelizmente, ainda longe de ser alcançado.
Por conta dessas privatizações dos blocos de trio, cada vez mais se acentuam as diferenças sociais, apesar de o carnaval em si ser uma manifestação de nivelamento social.
Lia Robatto (p. 135)
A partir das idéias contidas nos fragmentos apresentados, produza um texto dissertativo sobre o tema:
CARNAVAL : UNIDADE / DIVERSIDADE. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS.
2. PROPOSTA (UEM
-2008) (Adaptada)
A coletânea de
recortes de textos abaixo, retirados de fontes variadas, aborda uma temática
social contemporânea. Tendo a coletânea como apoio, redija os gêneros textuais
solicitados.
Quando
surgiram, no final da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de
orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa.
Em meio século, passaram de símbolo da modernidade a vilãs do meio ambiente. (Revista
da Semana, 15/10/2007. Site:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia)
Estima-se
que os brasileiros joguem fora, mensalmente, um bilhão de sacolinhas
distribuídas pelo comércio, principalmente os supermercados – cada consumidor
descarta mensalmente 66 unidades. (...) no Brasil já se vêem comerciantes e
consumidores tomarem a iniciativa de substituição da velha sacolinha,
politicamente incorreta, e as autoridades começam a buscar soluções para que
ela vá saindo do nosso dia-a-dia.
(Revista ISTOÉ, 17/10/2007, p. 76-77)
Grifes brasileiras
vão apresentar bolsas de compras reutilizáveis em uma Exposição em São
Paulo
(...)
No dia 12 de setembro, a exposição Eu não Sou de Plástico exibirá 110
bolsas de compras criadas por estilistas brasileiros (...) Algumas criaram
peças a partir de materiais ecologicamente corretos. (...) A idéia da
Secretaria do Meio Ambiente é criar o conceito de que saco de plástico é feio,
e sacola reutilizável bonita. (...) Segundo os estudos (...) uma bolsa de lona
pode substituir cem saquinhos plásticos. (...) “Mas é preciso orientar as
pessoas. Quem faz compras para o mês inteiro não vai levar um monte de sacolas
de pano para o mercado”. Ainda será preciso criar alternativas para as compras
do mês, que enchem o porta-malas do carro. Uma opção é usar caixas de papelão.
(Revista Época, 13/7/2007, p. 96-97)
Sacolas retornáveis
substituindo as de plástico é opção em Ponta Grossa e ganha mercado
(...)
sacolas retornáveis, confeccionadas com sacos de ráfia de farinha e açúcar e
decoradas com fuxicos e alças de tecidos, é opção em Ponta Grossa para os
sacos plásticos utilizados em padarias e supermercados. O movimento Nós Podemos
Paraná em Ponta Grossa
lançou uma Campanha para retirar do meio ambiente as sacolas plásticas e ao
mesmo tempo gerar renda para famílias carentes (...) “O legal desse projeto é
que reutiliza material e não extrai mais matéria-prima virgem”.
(www.fiepr.org.br/nospodemosparana)
Sacolas Reutilizáveis
As
sacolas reutilizáveis de longa vida tão pouco são a solução (...) são muito
mais grossas e caras (...) Elas também não são higiênicas, a menos que sejam
limpas após o uso. Apesar de às vezes serem chamadas “embalagem para a vida
inteira”, sua vida útil é limitada, dependendo do tratamento que recebem do
usuário, e acabam por se tornar detritos extremamente resistentes quando
descartadas.
(Site: www.romaflex.com.br)
ASSEMBLÉIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ
PROJETO DE LEI Nº
134/2007
DECRETA:
Art. 1.º Os
supermercados, estabelecimentos congêneres e o comércio em geral ficam
obrigados a oferecerem aos seus clientes sacolas ou sacos plásticos de material
biodegradável ou reutilizável para embalagens dos produtos. (...)
(www.crea-pr.org.br/crea2/html/projetos_lei)
GÊNERO TEXTUAL 1
Redija um resumo,
com até 15 linhas, que exponha as idéias e as informações consideradas
fundamentais para a compreensão da temática abordada na coletânea de textos.
GÊNERO TEXTUAL 2
Como leitor, escreva
uma carta ao editor de uma revista semanal, com até 15 linhas,
expressando sua opinião sobre a temática abordada na coletânea de textos.
Assine a carta com apenas a inicial do seu sobrenome final.
Vestibular
de Inverno/2008 – Prova 2
RESUMO
– é um gênero textual que seleciona e apresenta, de forma organizada, os pontos
fundamentais de outro texto.
CARACTERÍSTICAS
- Fidelidade às idéias originais;
- Articulação lógica entre as partes;
- Ausência de informações novas;
- Capacidade de síntese;
- Uso da ordem direta e voz ativa;
- Ausência de detalhes;
- Ausência de digressões.
CARTA ARGUMENTATIVA DO LEITOR -
CARACTERÍSTICAS
- Capacidade de
persuasão;
- Colocação do local e
da data;
- Colocação da saudação
e da despedida;
- Utilização dos
marcadores textuais que indiquem diálogo;
- Organização
hierárquica dos enunciados e todas as segmentações textuais;
- Utilização de título,
quando requisitado;
- Ausência de
assinaturas, exceto a utilização de pseudônimos coletivos, indicados pela
instituição.
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